IFPR conquista emenda parlamentar para a realização de obras nos campi – Instituto Federal do Paraná

IFPR conquista emenda parlamentar para a realização de obras nos campi

O Instituto Federal do Paraná conseguiu uma emenda de bancada federal do Paraná no valor de R$ 28 milhões visando a consolidação de projetos institucionais.

“Em 2016, começamos um trabalho de apresentação de estudos técnicos e de convencimento junto a bancada, que se intensificou no ano seguinte, culminando com o repasse de R$ 28 milhões de recursos extra orçamentários para o IFPR, pois entenderam a necessidade de incremento na infraestrutura do Instituto por sermos uma instituição jovem, completando apenas 10 anos de existência”, comenta Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná.

Dentre os campi do IFPR, 19 estão recebendo recursos por meio dessa emenda de bancada, junto com a Diretoria de Educação a Distância e a Reitoria. “O critério para a distribuição de recursos foi utilizar maior parcela do valor para estruturar os campi com infraestrutura deficitária. O recurso trará grande benefício, pois propiciará melhorias para o desenvolvimento das nossas atividades pedagógicas”, finaliza Zanatta.

Como exemplos de investimentos, em Coronel Vivida serão investidos R$ 1 milhão e 725 mil para a construção de um novo bloco didático, com salas de aulas e laboratórios, quadra descoberta e guarita de segurança; no Campus Foz do Iguaçu serão investidos R$ 200 mil para a reforma do laboratório do curso de Edificações; e em Palmas serão investidos R$ 500 mil para a construção de um refeitório para atender às necessidades de espaço para alimentação dos alunos e servidores do campus. Outros campi como Astorga, Capanema, Cascavel, Colombo, Goioerê, Jaguariaíva, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu e União da Vitória também serão beneficiados com a construção de blocos didáticos, conforme quadro abaixo.

As emendas parlamentares são um instrumento legalizado de alocação de recursos públicos do orçamento federal apresentadas, por exemplo, visando melhor servir a sociedade por meio da educação se destinadas à instituições públicas de ensino.

As emendas feitas ao Orçamento Geral da União, denominado de Lei Orçamentária Anual (LOA) – enviada pelo Executivo ao Congresso anualmente –, são propostas por meio das quais os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em função de compromissos políticos que assumiram durante seu mandato, tanto junto aos estados e municípios quanto a instituições. Tais emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinados itens (rubricas) do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo.

Confira as obras contempladas pela emenda no quadro abaixo: