Grupo de trabalho vai discutir criação de um Polo de Desenvolvimento e Apoio à Agricultura Familiar no PR e MS – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Nesta segunda-feira (16), representantes do IFPR, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), além de lideranças políticas da região que compreende a divisa entre os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, estiveram reunidos em videoconferência, para discutir a criação de um grupo de trabalho dedicado à construção de um Polo de Desenvolvimento e Apoio à Agricultura Familiar.

A proposta de projeto e a criação de um grupo de trabalho para desenvolvê-lo são ações da Diretoria Executiva em conjunto com a Assessoria de Projetos Estratégicos e a Agência de Inovação do IFPR (Agif), com as tratativas lideradas pelo reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

O professor Luiz Simão Staszczak, assessor na Coordenação de Projetos Estratégicos do IFPR, realizou uma apresentação aos participantes da reunião, em que contextualizou o cenário da agricultura familiar nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e delineou uma minuta do projeto, em que o IFPR e o IFMS atuariam de forma conjunta, colaborando com ações já em andamento do Governo Federal, como o Brasil Mais Cooperativo, do Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Câmara do Agro 4.0.

De acordo com a apresentação, o Polo de Desenvolvimento tem potencial para atuar na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional, destinados à capacitar aqueles que estão ligados à agricultura familiar para atuar com ferramentas da Agricultura 4.0 — expressão que se refere ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para otimização da informação, produção e gestão agrícola.

A proposta foi recebida com entusiasmo pelos presentes, que destacaram a importância da oferta de cursos de capacitação profissional para o desenvolvimento dos municípios localizados no Norte e no Oeste do Paraná.

A reunião resultou na criação de um grupo de trabalho responsável pela construção do projeto, formado por representantes do IFPR, IFMS, Codesul e do município de Guaíra.