Grupo de Trabalho instituído para propor atividades mediadas por tecnologia emite comunicado – Instituto Federal do Paraná

Covid-19

No dia 27 de março, o Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 303, a qual foi retificada pela Portaria nº 329, com o objetivo de propor atividades pedagógicas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, emitiu comunicado com sugestões aos campi do Instituto Federal do Paraná quanto à consecução das atividades acadêmicas. O reitor Odacir Antonio Zanatta e o servidor Nelson De Castro Neto gravaram vídeo à comunidade falando sobre os trabalhos desenvolvidos pelo GT.

O GT, considerando pesquisas realizadas para verificar o conhecimento do professor, dos estudantes e a infraestrutura atual para atender a demanda do ensino por meio das tecnologias, recomenda a continuidade da suspensão prevista na Resolução nº 02, de 16 de março de 2020, com o novo período compreendendo de 31 de março até 30 de abril, conforme orientação da Comissão de Acompanhamento e Prevenção da COVID-19 do Instituto Federal do Paraná.

No mesmo documento, o Grupo de Trabalho sugere aos campi promover, por meio das direções, coordenações e seus colegiados, ações de interação social mediados por tecnologias, com o intuito de fortalecer o vínculo com os estudantes. As atividades devem ter um caráter complementar ao ensino, sem a proposição avaliativa em qualquer âmbito.

“As direções deverão lembrar que muitos discentes não possuem conectividade conforme levantamento realizado e que muitos docentes não possuem familiaridade com plataformas tecnológicas de ensino. Nesse sentido, as atividades propostas devem ter um caráter complementar ao ensino”, comenta Nelson De Castro Neto, integrante do Grupo de Trabalho.

Veja todas as orientações no comunicado.