Eventos científicos são destaque dessa semana no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Eventos científicos são destaque dessa semana no IFPR

As mostras de projetos de pesquisa, extensão, inovação e atividades culturais estão em evidência nesta semana no IFPR. Os campi União da Vitória, Coronel Vivida, Cascavel e Telêmaco Borba realizam eventos de divulgação da produção de conhecimento de seus estudantes e servidores, assim como de pesquisadores de outras instituições de ensino.

Em União da Vitória, a Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura – Mipeec, realizada anualmente, ocorre em 12 e 13 de setembro. Em 2018, o evento, que é aberto para toda a comunidade, recebeu aproximadamente 2 mil visitantes, de todas as cidades da região do Vale do Iguaçu.

Saiba mais sobre o Mipeec 2019 na página do Campus União da Vitória

Na mesma data, o Campus Cascavel realiza o  I Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia (Scientif). Na programação, palestras, oficinas, comunicações orais, mostra de painéis e atividades culturais. O objetivo é construir um espaço para divulgação da produção científica de professores, alunos e pesquisadores em geral, abrindo um amplo espaço de debates e interdisciplinaridade.

Confira a programação do I Scientif de Cascavel

Telêmaco Borba realizou sua mostra de trabalhos por meio do IV Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex)  nos dias 10 e 11 de setembro de 2019. Além das apresentações de banners e atividades artísticas e culturais, o evento contou com o minicurso: “Direitos humanos e memória das ditaduras na América Latina” e com uma feira medieval.

Saiba mais sobre como foi o Sepex em Telêmaco Borba

O Campus Coronel Vivida realizou, de 10 a 13 de setembro, o V Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). A programação conta a Mostra de Cursos e Mostra de Robótica, oficinas de yoga, maquiagem, fotografia, cubo mágico, bolsa de valores, sabonetes artesanais e aromatizantes, cultura do vinil, video game, excel, trabalho científico, astronomia, astronáutica, drone e música espanhola.

Veja fotos da V edição do Sepei, de Coronel Vivida, na página do facebook do Campus Avançado.

Colombo, Curitiba e Irati também já realizaram seus eventos locais de divulgação científica

Em Colombo, Irati e Curitiba os eventos de ensino, pesquisa e extensão foram realizados em simultâneo com a Feira de Inovação Tecnológica. Na capital, a tradicional Jornada Científica (JoCIF) chegou a sua nona edição. Em 2019, houve um recorde de trabalhos inscritos.  Na IX JoCIF foram apresentados 125 trabalhos, sendo 43 na modalidade de apresentação oral e 82 na modalidade pôster. Já na Mostra de Protótipos da IFtech, evento em sua sétima edição, foram apresentados 21 trabalhos. Os eventos foram no fim do mês de agosto.

Já a V Mostra de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (ME²PI) e da III Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH) do Campus Colombo foi realizada nos dias 04 a 06 de setembro. O registro do evento, com fotografias da abertura e das apresentações, está disponível na página do Campus no Facebook. A programação do evento contou performances teatrais, apresentações de bandas, palestras, além das exposições de trabalhos em formato de apresentação oral ou pôster e dos protótipos.

Em Irati, o V Seminário de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPEX) contemplou diversas áreas do ensino, pesquisa e extensão, de forma a propor a apresentação de trabalhos diversos em áreas multidisciplinares, como: química, agronomia, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; assim como das áreas de agroecologia e de informática, do ensino médio. O evento ocorreu entre 27 e 30 de agosto. No último dia, o campus também promoveu uma gincana intelectual e o IFtech 2019.

Em Umuarama, destaque é a integração de eventos científicos

Na semana entre 16 e 21 de setembro, o Campus Umuarama promove a sétima edição do Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos (Setec) visando a divulgação de trabalhos técnico e científicos, integrando as diferentes áreas de conhecimento.  Na programação há palestras, minicursos e comunicações orais, o que promove estímulo a inserção na pesquisa, além da valorização da produção de conhecimento e debates sobre temas da atualidade. Somado ao Seminário, ocorre a Feira de Inovação Tecnológica (Iftech) e as Semanas Acadêmicas de Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química e Agronegócio. As inscrições, gratuitas, estão abertas até dia 15 de setembro.

Confira a programação completa de eventos científicos do IFPR Umuarama

Jaguariaíva promove Iftech ainda esse mês

Outros eventos semelhantes são realizados em todo o Paraná, nas 25 cidades em que há uma unidade o Instituto Federal. Em Jaguariaíva, por exemplo, a V Feira de Inovação Tecnológica será nos dias 20 e 21 de setembro. O tema do evento é “Os impactos do desenvolvimento da Química para a ciência, tecnologia e sociedade – Sesquicentenário da tabela periódica”. O cronograma das apresentações será divulgado no site do evento a partir do dia 17 de setembro de 2019.

Para mais informações sobre os eventos locais do IFPR, consulte a página dos 26 campi.