Evento sobre educação escolar de comunidades tradicionais ocorre dias 28 e 29 de abril em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Nos dia 28 e 29 de abril será realizado o 1º Encontro Estadual de Educação Escolar de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (PICTs) com a presença dos movimentos sociais quilombola, faxinalense, indígenas, pescadores artesanais, ilhéus do Rio Paraná, ciganos e povos de terreiro.

O evento, que ocorre na sede da Defensoria Pública do Paraná, é organizado pelo Núcleo de Defesa de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais (Nupovos), do Campus Paranaguá, em apoio à Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná.

O encontro é resultado de um conjunto de ações (encontros on-line, pesquisas e cursos) organizadas pelo Nupovos desde 2020. A programação propõe a troca de experiências em educação escolar dos PICTs, além de articulação entre as demandas desses povos relacionadas ao direito à educação escolar que deverão ser apresentadas à Secretaria da Educação e do Esporte (Seed/PR), Defensoria Pública e Ministério Público do Paraná.

O Nupovos é um projeto coordenado pelo professor Roberto Martins e faz parte do Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIDH), sob responsabilidade pela Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext) da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi).