Evento nesta terça (31) discute papel dos Conselhos de Usuários – Instituto Federal do Paraná

Conselho de usuários

Evento nesta terça (31) discute papel dos Conselhos de Usuários

"Conselho de Usuários de Serviços Públicos do IFPR"
Participe do evento nesta terça (31)

Nesta terça-feira (31), as Ouvidorias do IFPR, do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realizam um evento online, com o tema “Conselho de usuários de serviços públicos como ferramenta de participação democrática e controle social”.

O evento contará com a presença de servidores ligados às ouvidorias dos dois Institutos Federais e também à Ouvidoria-Geral da União: a ouvidora Brunei Malfatti, do IFC, vai falar sobre Controle Social; André Resende, ouvidor do IFMG, vai falar sobre Participação Democrática; e Marcos Lindenmeyer, Chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União (OGU), vai falar sobre Conselho de Usuários.

A transmissão tem início às 15h, no canal Conexão IFPR, no Youtube. Toda a comunidade acadêmica e em geral está convidada a participar.

Conheça os palestrantes

Brunei Malfatti possui graduação em Turismo e Administração Hoteleira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, pós graduação em Gestão Pública pelo IFSC, está finalizando a graduação em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais pela UNINTER.

Foi consultora no SEBRAE-SC na área de implantação do turismo regional e auditoria. Atuou como diretora de turismo na Prefeitura municipal de Videira no período de 2001 a 2008, é servidora no Instituto Federal Catarinense desde 2010, onde desenvolveu trabalhos administrativos no Gabinete do Reitor, Procuradoria Federal, foi membro e presidente da Comissão de Ética do IFC, participou de comissões e presidiu processos disciplinares no IFC e a nível nacional, desde 2019 está como ouvidora do Instituto Federal Catarinense.

André Luis Resende tem graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012); MBA em Gastronomia pelo Instituto Prominas (2020) e pós-graduação em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação pela Faculdade Única (2021).

É servidor do Instituto Federal de Minas Gerais, em cargo efetivo de Assistente em Administração desde 2008; atuou no Departamento de Administração e Planejamento do IFMG – Campus Formiga (2009); na Diretoria de Compras na Reitoria (2010 a 2016); Diretoria de Comunicação na Reitoria (2016 a 2019); Gabinete do Reitor (desde 2019). Atualmente ocupa o cargo de Ouvidor Geral na Reitoria do IFMG, desde 2017.

Marcos Lindenmayer é auditor federal na Controladoria-Geral da União. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi Conselheiro da Comissão da Anistia no Ministério da Justiça. Desde 2016, é Chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União, sendo responsável pelas ações de inovação, articulação social, federativa e internacional, normatização e capacitação de unidades de ouvidoria. Desde 2019, é Secretário da Rede Nacional de Ouvidorias, que congrega cerca de 2 mil unidades em todos os entes e Poderes da União.

Atuou na implantação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 2011), da Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei nº 13.460, de 2017), da Lei de Defesa dos Informantes (Lei nº 13.608, de 2018) e, mais recentemente, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 2018), sendo titular da CGU no Subcomitê de Implantação da LGPD do Comitê Central de Governança de Dados do Poder Executivo federal, e um dos autores do “Guia de boas práticas para a implantação da LGPD no Poder Executivo federal.”

Inscrições para o Conselho de Usuários do IFPR seguem até o dia 10 de setembro

Estão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para interessados em participar do Conselho de Usuários do IFPR. As atividades consistem em responder enquetes sobre os serviços presentes na Carta de Serviços do Instituto, com o fim de avaliá-los e apontar sugestões de melhoria na prestação aos cidadãos. Qualquer pessoa que utilize os serviços do Instituto Federal do Paraná pode se voluntariar.

Os interessados em participar do Conselho de Usuários devem se cadastrar no site gov.br e na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR).

Depois dos dois cadastros citados acima, é necessário acessar a Plataforma do Conselho de Usuários.

Acesse esse passo a passo se tiver dúvidas ou dificuldade.

Mais informações também podem ser consultadas junto a Ouvidoria do IFPR, pelo e-mail ouvidoria@ifpr.edu.br.