Estudantes e servidores podem usufruir de biblioteca virtual durante a quarentena. Saiba como! – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Estudantes dos cursos presenciais e a distância e servidores do IFPR têm à disposição um acervo virtual de livros. Desde 2019, a instituição oferece à comunidade acadêmica o acesso à Biblioteca Virtual da Pearson.

A consulta, acesso e leitura das obras é muito simples. Tudo começa pelo sistema de gerenciamento de bibliotecas utilizado pelo IFPR, o Pergamum, que pode ser acessado pelo site institucional. Ali, é possível buscar a obra desejada e verificar se ela é oferecida na versão virtual. Em caso positivo, basta informar o login e senha de cadastro no sistema de bibliotecas do IFPR e iniciar a leitura.

A Rede de Bibliotecas do IFPR preparou um tutorial em vídeo que auxilia os usuários e servidores a realizarem um primeiro acesso:

Funcionalidades

As obras da biblioteca virtual podem ser lidas no computador e também em um aplicativo para dispositivos móveis, como tablets e celulares. O sistema também é compatível com leitores de tela.

Para os docentes do IFPR, a biblioteca virtual traz uma sala virtual, funcionalidade com materiais de apoio para as aulas com base no conteúdo das obras disponíveis.

Mais informações sobre a Biblioteca Virtual da Pearson podem ser encontradas em nosso site e também no canal Conexão IFPR, no Youtube.

Cadastro

Os estudantes e servidores que ainda não possuem cadastro no sistema de bibliotecas do IFPR devem entrar em contato com as Bibliotecas dos campi. Os contatos podem ser encontrados na página da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB).