Estudantes e servidores do IFPR participam do 35º Seurs – Instituto Federal do Paraná

Estudantes e servidores do IFPR participam do 35º Seurs

A 35º edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) é realizada em Foz do Iguaçu desde segunda-feira (30). O evento, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e com o IFPR, reúne mais de 1300 participantes. Nesta edição, o Seminário tem como tema “Internacionalização da Extensão”.

A programação conta com oficinas e minicursos, oferecidos por mais de 20 instituições de ensino, e comunicações orais. Apresentações artístico-culturais completam a programação.

Participação

As ações extensionistas das instituições de ensino participantes são apresentadas em stands.

O IFPR participa da programação do Seminário com 15 comunicações orais, uma oficina e um minicurso.

Ministrado pela professora Roseli Bernardete Dahlem (Foz do Iguaçu), o minicurso teve como tema “Enraizamento da Educação Ambiental em Territórios: A Experiência do Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu e o aprofundamento dos conceitos que permeiam essa ação”.

A oficina ficou por conta da professora Karina Dias Espartosa, do Campus Assis Chateaubriand, e teve como tema “Jogos e Dinâmicas como Ferramenta de Conscientização Ambiental”.

A programação se encerra nesta quarta (1).

Organização

Esta é a primeira vez que o Instituto atua como instituição organizadora do evento. Na avaliação de representantes do IFPR no Seurs, a participação da instituição em diferentes frentes do evento foi importante.

“Pudemos divulgar nossa instituição num evento internacional: nosso empenho é pelo reconhecimento do IFPR como instituição de educação básica e superior que faz extensão”, avalia Soraya Colares Leão de Carvalho, Técnica em Assuntos Educacionais da Proepi.

“O contato com as outras instituições do Sul nos fez ver o quanto precisamos trabalhar pela divulgação das ações extensionistas dos nossos campi. Foi uma troca intensa. Acreditamos que mais do que nossa participação como coorganizadores, esta foi uma oportunidade de expansão de ideias e projetos”, comenta Jeferson Miranda Antunes, coordenador de Políticas de Extensão e Cultura (Diext/Proepi).

Mais informações sobre o 35º Seurs podem ser encontradas no site do evento.