Estudantes-atletas do IFPR conquistam 5 medalhas nos JIF Nacionais – Instituto Federal do Paraná

Estudantes-atletas do IFPR conquistam 5 medalhas nos JIF Nacionais

Recheado de emoções e disputas, chegou ao fim, no último domingo (9), a Edição Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacionais), que teve a participação de 11 estudantes-atletas do IFPR e a conquista de duas medalhas de ouro e três pratas.

Realizado em Brasília, o evento reuniu mais de 1.200 estudantes vindos das cinco regiões do país para competirem no maior evento esportivo da Rede Federal de Educação.

Onze alunos do IFPR – representantes dos campi de Cascavel, Colombo, Curitiba, Irati, Londrina, Paranaguá e Paranavaí – participaram dos JIF Nacionais após se classificarem nos JIF Sul 2016.

Na edição nacional dos jogos, os estudantes-atletas do IFPR conquistaram um total de cinco medalhas: ouro nas modalidades de xadrez feminino por equipe e lançamento de disco feminino, prata no tênis de mesa em dupla e tênis de mesa por equipe feminino, além do troféu para o 2º lugar em eficiência também no tênis de mesa feminino.

Confira a participação do IFPR nos JIF Nacionais

Resultados por modalidade:

Tênis de Mesa Feminino
Vitória de Souza e Gabriela da Silva – 2º lugar em duplas
Vitória de Souza, Gabriela da Silva e Cálita dos Santos – 2º lugar por equipe
Vitória de Souza – 3º lugar individual

*Com esses resultados, a equipe de Tênis de Mesa do IFPR conquistou o Troféu Eficiência de 2º lugar.

Xadrez Feminino
Maryana da Silva, Miriã dos Santos, Andrieli Parolin, Fernanda de Lima e Julia Uenojo – 1º lugar por equipe
Fernanda de Lima – 8º lugar individual
Julia Uenojo – 9º lugar individual
Miriã dos Santos – 10º lugar individual

*Com esses resultados, a equipe de Xadrez Feminino do IFPR ficou em 3º lugar geral no Xadrez Feminino nos JIF Nacionais.

Geovanna Hayden – 1º lugar no Lançamento de Disco
Geovanna Hayden – 6º lugar no Dardo Feminino
Geovanna Hayden – 7º lugar no Arremesso de Peso
Milena Ciona – 5º lugar 3.000 metros feminino
Milena Ciona – 10º lugar 1.500 metros feminino
Gabriel Rehbein – 6º lugar 1.500 metros masculino
Gabriel Rehbein – 6º lugar 800 metros masculino

*Com esses resultados, os estudantes do IFPR ficaram em 9º lugar na modalidade de atletismo feminino e 13º lugar no atletismo masculino.

A evolução do esporte no IFPR

Segundo o Chefe de Delegação do IFPR, professor Emílio Fey Neto, aconteceram duas grandes evoluções na participação do Instituto na edição deste ano dos Jogos: a conquista do 1º lugar por equipe no Xadrez em sua primeira participação nos JIF Nacionais e a participação de três estudantes-atletas do IFPR competindo em modalidades do atletismo.

“Evoluímos a cada ano e é gratificante ver que o nosso trabalho tem dado resultado. Ainda assim, observamos que temos muito o que melhorar em algumas  modalidades. Para o próximo ano já surgiram ideias como, por exemplo, transferir o calendário dos JIFPR para o primeiro semestre, criar seleções compostas por estudantes-atletas de diversos campi do IFPR, propiciar aos estudantes locais para que as seleções possam treinar juntas como preparação para os JIF Sul, entre outras. Temos muito trabalho a fazer e estamos planejando muitas novidades para os próximos anos. Com o apoio de todos, teremos a chance de competir cada vez melhor nos JIF Sul e Jogos Nacionais,” ressalta.

De acordo com Emílio, “os jogos oferecem, além da competição, um ambiente de integração e amizade entre todos os Institutos Federais”, conclui.

A Diretora de Eventos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino, Aparecida Bernardete Gaion, comemora o resultado obtido. Segundo ela, para o próximo ano, acontecerão muitas novidades em termos de esporte no Instituto: “aguardem grandes reformulações no desenvolvimento do Esporte no IFPR em 2017!”.

Participaram dos JIF Nacionais os professores Valério Brusamolin – Técnico de Xadrez Feminino do Campus Paranaguá; Talita Stresser de Assis -Técnica de Atletismo do Campus Irati; Washington Costa – Técnico de Tênis de Mesa do Campus Londrina; e Emílio Rudolfo Fey Neto – Chefe de Delegação do IFPR e professor do Campus Colombo.

Estudantes do IFPR vão a Brasília para Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais

IFPR conquista 26 medalhas nos JIF Sul e classifica 11 estudantes-atletas para os Jogos Nacionais