Estudante do Campus Curitiba representa o IFPR no projeto Lapassion – Instituto Federal do Paraná

Estudante do Campus Curitiba representa o IFPR no projeto Lapassion

A estudante Maura Kazue Asami Goto, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Curitiba, foi selecionada para representar o IFPR no projeto Lapassion em Rede, Metodologia Brampssol, na Etapa Itumbiara (GO), entre os dias 19 e 30 de setembro de 2022.

O Lapassion em Rede, Metodologia Brampssol é um programa plurianual que vai envolver toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A primeira etapa será no Instituto Federal de Goiás (IFG), com a participação de 52 estudantes dos Institutos Federais de todo o Brasil e 4 estudantes de Portugal. Também participam 14 tutores do IFG, além de docentes, técnicos administrativos e organizadores.

Durante dez semanas, os alunos estarão imersos no processo de aprendizagem sobre o método Brampssol. Os estudantes ficarão em Itumbiara durante duas semanas e, depois disso, trabalharão por mais sete de forma online, na elaboração de projetos que deverão ser apresentados em novembro.

Todos os conhecimentos adquiridos durante a formação deverão ser replicados pelos estudantes participantes nos Institutos Federais de seus estados. Maura será a responsável por fazer essa multiplicação aqui no IFPR. “Sinto-me muito honrada e feliz por poder representar o IFPR em um projeto de tamanha importância, e da grande oportunidade que terei de adquirir novos conhecimentos, e depois multiplicá-los aos meus colegas”, afirma.

Sobre o projeto Lapassion

O Projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é uma iniciativa do Programa Erasmus e envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile. Tem como objetivo criar soluções para os diferentes problemas que afetam os jovens em instituições de Ensino Superior, ajudando os alunos a obterem uma melhor formação em termos de inovação, soft skills e internacionalização, através da cocriação e do codesenvolvimento de projetos propostos por empresas e outras organizações, e acelerando ideias inovadoras num contexto internacional.

A metodologia Brampssol foi criada por estudantes e professores do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo como base as experiências adquiridas pelos criadores quando participaram do projeto Lapassion. Além do uso da ferramenta Design Thinking, a metodologia foi desenvolvida para que alunos possam tutoriar outros estudantes, o que é  um grande diferencial do projeto.