Estudante do Campus Curitiba é aprovada em duas instituições de ensino superior de Portugal – Instituto Federal do Paraná

Internacional

Fachada do IPB em Portugal
Acordo de cooperação internacional possibilita que concluintes de cursos técnicos do IFPR façam cursos de graduação no IPB, em Portugal. Foto: Radio Bragantia.

A estudante do curso técnico em Processos Fotográficos do Campus Curitiba, Milena Piassetta Xavier Bernardes, foi aprovada no Curso de Desporto em duas instituições de Ensino superior de Portugal: o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Ela está entre os nove candidatos selecionados pelo IFPR para cursar graduação no IPB – e também participou do processo seletivo para o IPL.

Ela conta que decidiu se candidatar ao curso de Desporto – no Brasil chamamos este curso de Educação Física – em instituições portuguesas devido, principalmente, à sua identificação com o Futebol.

“Além do gosto pessoal pelo esporte, no decorrer do curso de Processos Fotográficos desenvolvi um projeto que unia Futebol e Fotografia, então venho pesquisando sobre essa junção e percebi que poderia ter oportunidades diferenciadas em Portugal”, afirma.

Depois das duas aprovações, agora ela está decidindo em qual das duas instituições deve se matricular.

Milena Piassetta Xavier Bernardes
“Estou no processo de decisão, pendendo para o IPB por questões que envolvem o apoio do IFPR e, também, por Bragança ter um custo de vida mais acessível”, conta a estudante.

“Para o campus Curitiba é um orgulho e uma honra termos ex-alunas (os) participando desses processos e obtendo êxito, o que demonstra que, de fato, estamos transformando vidas por meio da oferta da educação profissional pública”, comemora o diretor do Campus Curitiba Adriano Willian da Silva, que complementa: “A intensidade da alegria aumenta quando observamos que dos contemplados, temos duas ex-alunas, Milena e Jenifer, demonstrando que a inserção feminina em ambientes acadêmicos também é uma missão do IFPR”.

“Estamos colhendo os frutos de muito trabalho e dedicação dos alunos e servidores: muitos estudantes estão realizando o sonho de estudar no exterior”, comenta o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Cleber Serafin.

Confira o resultado final do processo de seleção IFPR-IPB 2021.

Oportunidades internacionais

Se você é estudante do IFPR e gostaria de receber, diariamente, informações sobre bolsas e cursos no exterior, participe do grupo criado pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Telegram.