Equipe do Campus Curitiba conquista segundo lugar em campeonato da F1; feito é inédito dentre os IFs do Brasil – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Foto do carrinho construído com peças 3D e 3 troféus atrás.
Carrinho e troféus da competição F1 in Schools. Divulgação: equipe Vélos

Um projeto do IFPR teve destaque na imprensa local por conta da sua amplitude: a equipe Vélos, formada por estudantes do Campus Curitiba, conquistou o 2º lugar na etapa nacional da F1 in Schools, competição realizada em abril.

A conquista garantiu à equipe uma vaga na etapa mundial da F1 in Schools. E o feito é inédito: é a primeira vez que uma equipe de Instituto Federal do Brasil consegue acesso à essa etapa da competição. De acordo com o site da competição, são 48 países participantes e 17 anos de existência.

Sobre a competição

A F1 in Schools é uma competição de Fórmula 1 para escolas. Os estudantes devem montar uma escuderia, projetar e construir um carro em miniatura de F1 para correr em pista cronometrada.

O grupo desenvolveu um carrinho, com peças produzidas em impressora 3D, impulsionado pelo disparo de uma cápsula de CO² e que pode chegar a 70km/h. A competição foi realizada de forma virtual, então a equipe teve que enviar o carrinho à organização para participar da corrida.

Composição de duas fotos da competição. À direita, dois carrinhos na pista e à esquerda pessoas em volta de uma pista vazia.
Carrinhos na competição realizada virtualmente. Divulgação: equipe Vélos

Porém, há também outros critérios avaliados, como marketing, gestão de projetos e a criação de um projeto social: a equipe faz vídeos ensinando matemática em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O grupo pretende seguir com o projeto mesmo depois da competição.

Destaque na imprensa

O bom desempenho das equipes chamou atenção da imprensa.

Com informações do Campus Curitiba.