Entenda como será o Processo Seletivo Descentralizado para os cursos técnicos do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

A imagem, com fundo amarelo, contém o seguinte texto: Processo Seletivo 2021/2022. Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes ao Ensino Médio, seguido da marca do IFPR
O Processo Seletivo 2021/2022 para o Ensino Médio Integrado e para os cursos técnicos subsequentes será realizado pelos campi do IFPR: candidatos devem buscar informações junto às unidades do Instituto.

Uma mudança importante marca a realização do Processo Seletivo do IFPR para os cursos técnicos de Nível Médio para o ano de 2022: cada campus será responsável pela seleção de seus novos estudantes.

A alteração atende a uma decisão tomada em outubro pelo Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR .

Na ocasião, estabeleceu-se que os campi ficariam responsáveis por todo o processo seletivo, o que inclui as inscrições dos candidatos, a realização dos sorteios públicos e também a realização das bancas de aferição das cotas de inclusão social, entre outras ações.

Do ponto de vista dos candidatos, a principal mudança refere-se à inscrição e às demais fases do processo, tendo em vista que cada campus vai definir e divulgar seu próprio cronograma e formulário de inscrições, além de gerenciar todas as informações relacionadas aos seus respectivos processos de seleção.

Por esse motivo, é importante que os candidatos acompanhem os canais de comunicação oficiais do campus de interesse e leiam atentamente os respectivos editais do Processo Seletivo.

Aqui no site da Reitoria, na página Processo Seletivo 2021/2022 – Ensino Médio, é possível consultar informações relacionadas às datas e links para os processos seletivos de cada campus:

Na página, é possível visualizar, por exemplo, quais campi estão com inscrições abertas.

Aspectos gerais

Apesar de os processos seletivos serem descentralizados, cada campus está adequando o seu respectivo edital a diretrizes gerais, contidas na Instrução Normativa 4/2021.

Por exemplo, assim como ocorreu no processo de seleção para o ano de 2021, o preenchimento das vagas neste ano se dará por meio de sorteio público.

Além disso, o sistema de cotas de inclusão social adotado pelo IFPR nos processos anteriores também deve ser observado: 80% das vagas são destinadas a algum tipo de cota de inclusão (há, por exemplo, reserva de vagas para estudantes que realizaram o Ensino Fundamental em Escola Pública; para candidatos autodeclarados pretos e pardos; para candidatos autodeclarados indígenas e também para candidatos com deficiência).