Editora IFPR escrito em primeiro plano com uma montagem das capas publicadas pela editora em segundo plano

Notícias da Editora

Editora IFPR divulga Chamada Interna 01/2021

(texto produzido pela Coordenadora da Editora IFPR Aline Bilbao, em 09/08/21)

Com o fim de ampliar o prazo de preparação dos originais, por parte dos servidores (tanto Técnicos quanto Professores) interessados, a Editora IFPR antecipou, neste ano, a publicação da Chamada Interna 01/2021, por meio da qual receberá submissões de livros e organizações que retratem pesquisas em andamento ou concluídas, discussões teóricas com aplicabilidade na Educação Básica, Técnica e Tecnológica e abordagens correlacionadas à pesquisa, ensino e extensão.

A Chamada, que está sendo divulgada no início de agosto mas tem o início do prazo de submissões apenas em 1º de outubro deste ano, tem como objetivo disseminar e produzir conhecimentos, em suas várias áreas, bem como fomentar o processo de consolidação científica de cunho editorial no âmbito do IFPR, incentivando os atores sociais (servidores e parceiros) a compartilharem suas pesquisas e apresentarem os resultados obtidos em seus grupos de estudos e pesquisas do IFPR.

Todos os documentos já estão disponíveis na Página da Editora, em “Publique Conosco!” e podem ser acessados clicando aqui.

Sobre Direitos Autorais

O tema “Direitos autorais” é assunto corriqueiro no dia-a-dia da Editora IFPR, pois parte das nossas atividades é assegurar que todas as obras que publicamos contam com toda a documentação e segurança necessárias, relacionadas a esta temática. Nesse sentido, trazemos notícia retirada do site do Superior Tribunal de Justiça¹, que oferece amostra acerca de como este assunto é tratado com extremo rigor por nossos tribunais, não sendo permitidas análises extensivas ou ampliativas, de maneira a excepcionar a regra de que o uso de materiais depende da autorização de seu autor, sob pena de indenização:

Hotel deve pagar direitos autorais pela reprodução de música em quartos, decide Segunda Seção em repetitivo

​A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STF), sob o rito dos recursos especiais repetitivos (Tema 1.066), fixou a tese de que a disponibilização de equipamentos para transmissão de obras musicais, literomusicais e audiovisuais em quarto de hotel, motel e estabelecimentos similares permite a cobrança de direitos autorais pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

¹ Link para consulta aqui, acesso em 09/07/2021

Editora IFPR forma Banco de Revisores Voluntários

Imagem produzida por Ronaldo Cunha

A Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi), por meio da Editora IFPR, abriu edital para formar Banco de Revisores Voluntários. O objetivo é selecionar profissionais com formação na área de Letras para realizarem a revisão de originais submetidos às chamadas e aos editais da Editora, garantindo a correção dos textos publicados quanto à norma padrão da língua portuguesa.

A atividade dará direito a certificado, no qual constará a execução da atividade relacionada à produção científica, tecnológica, artística e cultural, modalidade Revisão de Livro.

(texto produzido pela Comunicação IFPR)

Já aconteceu:

Acesse clicando aqui!.

.

A Editora IFPR está participando, nessa primeira semana do mês de novembro de 2020, do XIV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público – CODAIP. O evento é organizado pela Universidade Federal do Paraná e tem como objetivo principal estimular uma abordagem crítica e profunda acerca do Direito da Propriedade Intelectual.

Os membros de nossa Equipe estão constantemente em busca de aperfeiçoamento e de formas mais eficientes de exercerem suas atividades. É com esse objetivo que essa participação está acontecendo!

As inscrições são gratuitas! Se você tem interesse, vem também!

Atualizado em 05.11.2020

.

A Live ficou salva no Canal da PROEPPI, no Youtube! Corre lá!

Publicado em 01/10/2020, por Editora IFPR

.

Publique com a Editora IFPR!

Publicado em 13 de agosto de 2020

É com muita alegria que nós, Equipe da Editora IFPR, comunicamos a publicação de duas Chamadas e um Edital, todos Internos, para submissão de textos e obras, por parte de servidores e (novidade!) ESTUDANTES desta instituição!

.

Quer saber mais? Dê uma olhadinha na aba Publique Conosco!

Conselho Editorial da Editora IFPR realiza reunião

Publicado em 30 julho, 2020 – Comunicação IFPR

No dia 29 de julho, o Conselho Editorial da Editora IFPR se reuniu via videoconferência. Na pauta, dentre outros assuntos, estavam a publicação de chamadas e editais para submissão de obras.

Durante a reunião, houve a aprovação da publicação de quatro obras e ainda o lançamento das seguintes chamadas editoriais, com os prazos de submissão iniciando a partir de setembro: chamada 01/2020, para submissão de obras a serem publicadas pela Editora IFPR; chamada 02/2020, para submissão de cartas escritas por discentes, registrando o período em que vivemos, a serem publicadas em obra organizada pela Editora; e edital 02/2020, para solicitação do apoio da Editora para publicação de obras.

A Editora IFPR é o órgão responsável pelas publicações científicas e acadêmicas institucionais, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi).