Dúvidas Frequentes

Atualizada em 12/11/2020

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Aconteceu no Canal da PROEPPI, no Youtube, neste link.

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QUANTO ÀS CHAMADAS E AO EDITAL VIGENTES

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O que eu preciso fazer, para publicar minha obra junto à Editora IFPR?

Para que publiquemos sua obra, é necessário que ela esteja em conformidade com uma Chamada ou Edital vigente! Caso queira saber quais são esses documentos, pedimos gentilmente que consulte a aba “Publique Conosco!”.

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Que tipo de obra pode ser publicada pela Editora IFPR?         
De acordo com o Artigo 4º do Regulamento da Editora IFPR, poderá ser feita a publicação e a divulgação de trabalhos científicos, acadêmicos, culturais e tecnológicos, consubstanciados na indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, tendo em vista colaborar para a formação integral do seu corpo discente, o atendimento de demandas sociais e produtivas e a promoção de desenvolvimento regional ou local socialmente inclusivo, econômico e ambientalmente sustentável.?

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Qual a diferença entre a Chamada 01/2020 e o Edital 02/2020?

A principal diferença entre eles é que a Chamada 01/2020 foi concebida para obras que ainda não passaram por revisão textual, nem diagramação, enquanto o Edital 02/2020 somente aceita obras que já estejam devidamente revisadas e diagramadas.

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Tenho o conteúdo de um livro, mas ainda não foi diagramado nem revisado. Devo submeter o mesmo a qual Chamada/Edital?

Os originais que ainda não foram diagramados e nem revisados devem ser submetidos ao fluxo da Chamada 01/2020.

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Tenho o conteúdo de um livro já diagramado e revisado. Devo submetê-lo a qual Chamada/Edital?

As obras que estejam diagramadas e revisadas podem ser submetidas ao procedimento do Edital 02/2020, que foi pensado para ser mais célere do que o procedimento adotado na Chamada 01/2020.

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Como a diagramação deve ser feita?

A diagramação é uma atividade complexa – não é à toa que existem formações, para ela. Assim, aconselha-se que a mesma seja feita por profissional da área, a fim de se manter a alta qualidade do material.

Por envolver certa discricionariedade criativa, não há como definir, com rigidez, todas as nuances do projeto de diagramação. Entretanto, a fim de nortear o profissional que a realizará, orienta-se a consulta das obras já publicadas nesta Página (aba Nossas Publicações)

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QUANTO A DOCUMENTOS

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Como deverão ser assinados os documentos a serem encaminhados à Editora?

A assinatura pode ser feita a manuscrita digitalizada e também a assinatura via Processo SEI.

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Onde posso saber mais sobre Direitos Autorais?

Na Lei de Direitos Autorais, Lei 9.610/98 (link aqui)

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Quem deverá assinar Termos de Cessão/Contratos de Direitos Autorais?

Cada autor e cada coautor deve assinar um Termo de Cessão. Todos os Termos deverão ser enviados, juntamente com o original da obra, a fim de haver análise da submissão – conforme contido nas Chamadas e Editais vigentes, o não envio acarreta a negativa do recebimento do original!

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Esclarecimentos sobre os Direitos de Imagem e Voz

Caso a obra a ser submetida contenha imagens ou outros materiais (voz, por exemplo), além dos escritos, faz-se necessário que sejam juntados documentos referentes à cessão dos direitos referentes a esses materiais.

Nesse caso, há que se diferenciar:

Direito daquele que produziu a imagem (fotógrafo, por exemplo!) ou material de áudio: sua cessão se dá por meio do Termo de Cessão de Direitos Patrimoniais de Imagem e Voz

Direito daquele que está retratado na imagem ou material de áudio (fotografado, por exemplo): sua cessão se dá por meio do Termo de Cessão de Direitos Pessoais de Imagem e Voz.

Modelos de ambos se encontram disponibilizados dentre os documentos das Chamadas vigentes, na aba “Publique Conosco“.

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Os Termos de Cessão de Direitos Patrimoniais para uso de imagens e voz devem fazer referência a que tipo de imagem?

Qualquer imagem/figura/fotografia ou material de áudio contidos na obra submetida deve ter seu uso cedido gratuitamente pelo detentor de seus direitos.

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Quero usar, na minha obra, imagem que contém várias pessoas. Preciso da Cessão de Uso de Direitos de Imagem de todas elas?

Sim, precisa. Cada pessoa retratada deve ceder o uso de sua imagem gratuitamente. Caso a foto contenha estudantes menores de 18 anos, há necessidade de o estudante ceder o uso e de seu representante autorizar (ou seja, será preenchido um documento pelo estudante e mais um documento pelo seu representante).

O assunto “Direitos de Imagem” é sensível e deve ser visto com muito cuidado. Por essa razão, não publicaremos obras sem que as autorizações estejam juntadas! Isso porque, segundo nossos tribunais superiores decidem, o uso de imagens de menores sem autorização gera dano presumido.

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OUTRAS DÚVIDAS

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Qual a previsão para a publicação dos originais enviados à Editora?

Não é possível antever, com exatidão, quanto tempo a obra levará para percorrer o caminho do Fluxo Editorial. Isso se deve ao fato de ser necessária, além da análise documental, a ser feita pela Equipe da Editora, a aprovação da obra por Comitê Científico e Conselho Editorial, bem como outras etapas, afetas à editoração.

Assim, infelizmente, não há como darmos um prazo, desde já. No entanto, podemos assegurar que a Equipe da Editora está comprometida com a criação de ferramentas, para que haja transparência quanto ao trâmite da obra.

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Qual é o caminho percorrido pelas obras quando submetidas à Editora IFPR?
Para dirimir essa dúvida, consulte o Fluxograma que contém o Processo Editorial, disponível na a “Fluxo Editorial”.

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Com que frequência costumam ser lançadas chamadas pela Editora IFPR?
As Chamadas/Editais costumam ser lançados anualmente, pela Editora IFPR. Variações podem ocorrer, por conta da disponibilidade de servidores e da demanda de trabalhos na Editora.

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Quais documentos devem ser enviados junto à obra, em caso de submissão desta à Editora IFPR?           
Inicialmente, é importante salientar a necessidade da leitura da Chamada ou do Edital referente à submissão que você quer fazer – pode ser que haja algum documento específico!

Entretanto, no geral as submissões de originais ocorrerão mediante o envio dos documentos listados abaixo:

a) o arquivo de texto completo, em formato pdf, em que constem os nomes dos autores;
b) o mesmo arquivo de texto completo, também em formato pdf, porém sem constar os nomes dos autores/as;
c) Declaração de Revisão Textual realizada por profissional das Áreas de Letras ou Comunicação.
d) Declaração de Cessão de Direitos Autorais.

e) Declaração de Direitos de Imagem.           

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O que são Direitos Autorais e Direitos de Imagem?

Sobre o tema, aconselhamos a leitura e consulta do Manual de Direitos Autorais, publicado pelo Tribunal de Contas da União e cujo conteúdo é bastante completo.

Manual de Direitos Autorais do TCU

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Por que o livro é revisado pela equipe da Editora IFPR?          
Existem algumas razões para a releitura da equipe, a saber: verificação da adequação ao gênero textual proposto na Chamada; releitura após eventuais alterações textuais solicitadas pelo Comitê Científico; revisão de ordem estética, de forma com que a obra fique visualmente agradável ao leitor; dentre outros tópicos que são analisados e revistos, a fim de deixar a obra mais melhorada possível.

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O que faz o Conselho Científico?  
De acordo com o Artigo 23 da Resolução 62/2017, compete aos membros do Conselho Científico:
I. Avaliar as propostas de publicações de obras, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial;

II. Emitir parecer sobre propostas de obras apresentadas para publicação, dentro do prazo estabelecido.

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O que faz o Conselho Editorial?    
De acordo com o Artigo 12 do Regulamento da Editora IFPR, compete ao Conselho Editorial:
I. Zelar pela missão e princípios da EDITORA-IFPR;

II. Propor a política editorial da EDITORA-IFPR;

III. Analisar e selecionar obras para publicação;

IV. Estabelecer normas para as publicações e critérios para pagamento de direitos autorais;

V. Regulamentar, propor e autorizar as diretrizes para o estabelecimento de contratos em coedição com autores, editoras e/ou instituições de ensino superior, públicas ou privadas, visando a publicações conjuntas;

VI. Indicar especialistas integrantes ou não do IFPR para a avaliação dos trabalhos submetidos à EDITORA-IFPR;

VII. Criar comissões para finalidades editoriais específicas e para regulamentação das atividades dos especialistas integrantes ou não do IFPR, quanto aos critérios de escolha, prazos para devolutiva de avaliação, remuneração pelos serviços prestados, entre outros;

VIII. Emitir parecer sobre o orçamento anual destinado à EDITORA-IFPR;

IX. Articular uma política de vendas dos produtos editoriais;

X. Planejar e promover lançamentos dos produtos editoriais;

XI. Articular o relacionamento da Editora com os segmentos e órgãos internos do IFPR;

XII. Responsabilizar-se pela execução e acompanhamento dos processos de edição, publicação e veiculação dos livros e periódicos científicos recomendados pelo Conselho Editorial e aprovados pela Reitoria;

XIII. Apoiar processos licitatórios e acompanhar cronogramas dos processos de impressão, acabamento, divulgação, lançamento, distribuição, circulação e comercialização das obras recomendadas pelo Conselho Editorial e Reitoria;

XIV. Emitir relatórios sobre o desempenho da Editora;

XV. Elaborar catálogo editorial;

XVI. Autorizar doações e permutas de obras.

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