Dúvidas Frequentes – Instituto Federal do Paraná
Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Atualizado em

Copiado!

Atualizada em 05/08/2021

QUANTO ÀS CHAMADAS E AO EDITAL VIGENTES

.

O que eu preciso fazer, para publicar minha obra junto à Editora IFPR?

Para que publiquemos sua obra, é necessário que ela esteja em conformidade com uma Chamada ou Edital vigente! Caso queira saber quais são esses documentos, pedimos gentilmente que consulte a aba “Publique Conosco!”.

.

Qual a diferença entre a Chamada 01/2021 e o Edital 01/2021?

A principal diferença entre eles é que a Chamada 01/2021 foi concebida para obras que ainda não passaram por revisão textual, nem diagramação, enquanto o Edital 01/2021 somente aceita obras que já estejam devidamente revisadas e diagramadas.

.

Tenho o conteúdo de um livro, mas ainda não foi diagramado nem revisado. Devo submeter o mesmo a qual Chamada/Edital?

Os originais que ainda não foram diagramados e nem revisados devem ser submetidos ao fluxo da Chamada 01/2021.

.

Tenho o conteúdo de um livro já diagramado e revisado. Devo submetê-lo a qual Chamada/Edital?

As obras que estejam diagramadas e revisadas podem ser submetidas ao procedimento do Edital 01/2021, que foi pensado para ser mais célere do que o procedimento adotado na Chamada 01/2021.

.

Como a diagramação deve ser feita?

A diagramação é uma atividade complexa – não é à toa que existem formações, para ela. Assim, aconselha-se que a mesma seja feita por profissional da área, a fim de se manter a alta qualidade do material.

Recomendamos a realização de diagramação para a impressão do tamanho 35,1x24cm, bem como a realização da diagramação em duas versões: uma para a obra impressa, outra para o e-book.

Ainda, é necessário que a capa da obra contenha a logo da Editora, que envio anexa. Caso ache pertinente, você pode mostrar uma das publicações contidas em nossa página, como modelo.

No mais, maiores detalhes de design gráfico podem ser determinados pelo(s) autor(es) e pelo diagramador. É uma atividade dotada de liberdade criativa.

.

QUANTO A DOCUMENTOS

.

Como deverão ser assinados os documentos a serem encaminhados à Editora?

A assinatura pode ser feita a manuscrita digitalizada e também a assinatura via Processo SEI.

.

Onde posso saber mais sobre Direitos Autorais?

Temos uma página específica para este tema (link aqui) e também é pertinente a consulta à Lei de Direitos Autorais, Lei 9.610/98 (link aqui)

.

Onde posso saber mais sobre o uso de imagens, entrevistas e outros elementos na obra que vou submeter?

Além da leitura atenta do Edital/Chamada referente à sua submissão, você pode consultar nossa página específica para este tema (link aqui)

.

OUTRAS DÚVIDAS

.

Qual a previsão para a publicação dos originais enviados à Editora?

Não é possível antever, com exatidão, quanto tempo a obra levará para percorrer o caminho do Fluxo Editorial. Entretanto, informamos que caso a obra chegue acompanhada de todos os documentos pertinentes, a sua editoração leva aproximadamente 10 meses. Isso se deve ao fato de ser necessária, além da análise documental, a ser feita pela Equipe da Editora, a aprovação da obra por Comitê Científico e Conselho Editorial, bem como outras etapas, afetas à editoração.

Apesar de não podermos dar um prazo exato, desde já, asseguramos que a Equipe da Editora está comprometida com a celeridade do processo, bem como com a adoção de ferramentas que visam dar transparência quanto ao trâmite da obra.

.

Qual é o caminho percorrido pelas obras quando submetidas à Editora IFPR?
Para dirimir essa dúvida, consulte o Fluxograma que contém o Processo Editorial, disponível na a “Fluxo Editorial”.

.

Com que frequência costumam ser lançadas chamadas pela Editora IFPR?
As Chamadas/Editais costumam ser lançados anualmente, pela Editora IFPR. Variações podem ocorrer, por conta da disponibilidade de servidores e da demanda de trabalhos na Editora.

.

Quais documentos devem ser enviados junto à obra, em caso de submissão desta à Editora IFPR?           
Para saber estes documentos, faça uma leitura atenta da Chamada ou do Edital referente à submissão que você quer fazer.

.

Por que o livro é revisado pela equipe da Editora IFPR?          
Existem algumas razões para a releitura da equipe, a saber: verificação da adequação ao gênero textual proposto na Chamada; releitura após eventuais alterações textuais solicitadas pelo Comitê Científico; revisão de ordem estética, de forma com que a obra fique visualmente agradável ao leitor; dentre outros tópicos que são analisados e revistos, a fim de deixar a obra mais melhorada possível.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.