Editora IFPR lança quatro obras na quarta (6) – Instituto Federal do Paraná

Editora IFPR

Editora IFPR lança quatro obras na quarta (6)

Nesta quarta (6), a Editora IFPR realiza o lançamento de quatro obras, produzidas por servidores da instituição:

• Diálogos entre CTS e Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Contribuições de Pesquisa, organizada pelos professores Cíntia de Souza Batista Tortato e Lucas Barbosa Pelissari, do Campus Paranaguá.
  • A Geografia no IFPR: Práticas e Perspectivas; organizada pelos professores Leandro Rafael Pinto e Diogo Labiak Neves, do Campus Curitiba.
  • O Império das Províncias; do professor Judá Leão Lobo, do Campus Palmas;
  • Pesquisa em Ciências Humanas: Práticas de Resistência na Educação Profissional e Tecnológica; organizada pelos professores Angélica Aparecida Antonechen Colombo, Júlia Glaciela da Silva Oliveira e Natan Gonçalves Fraga, do Campus Campo Largo.

O lançamento será às 14h30, no Auditório da Reitoria. O evento também pode ser acompanhado pelo canal da Proeppi, no Youtube.

A partir da cerimônia de lançamento, todos quatro livros eletrônicos poderão ser consultados gratuitamente na página da Editora IFPR.

Sobre as obras

O Império das Províncias – O Governo e a oposição: um episódio da disputa pelo Ato Adicional de 1834

A obra é fruto das pesquisas de doutoramento do Professor Judá Leão Lobo, que descreve de maneira fascinante o momento histórico marcado por instabilidade política, conflitos e rebeliões ocorridas nas províncias brasileiras após a saída de Dom Pedro I em 1831, o que levou ao Ato Adicional de 1834, uma tentativa de oposição à estrutura centralizadora do governo imperial.

A Geografia no IFPR: Práticas e Perspectivas

Constituída a partir dos trabalhos desenvolvidos por doze autores que discorrem de maneira rica e reflexiva sobre a aprendizagem, o ensino e a pesquisa da ciência geográfica como competência profissional e como disciplina escolar nos campi do IFPR.

Diálogos entre CTS e Educação Profissional e Tecnológica

A obra é o resultado de uma pesquisa de três anos do programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) do IFPR, no Campus Paranaguá. Os coautores levantam uma reflexão em sete capítulos sobre as teorias, conceitos e práticas da Educação Profissional e Tecnológica através das perspectivas interdisciplinares abordadas pelo CTS.

Baseados na problemática que analisa a possibilidade de se produzir práticas na Educação Profissional e Tecnológica a partir de pesquisas em ciências humanas, os estudos apresentados nesta obra percorrem o contexto interdisciplinar e educacional científico, para reafirmar a importância das ciências humanas como elemento formador crítico da comunidade acadêmica.