Editais e chamadas dos programas institucionais de Pesquisa, Extensão e Inovação são publicados – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Editais e chamadas dos programas institucionais de Pesquisa, Extensão e Inovação são publicados

Publicado em

Copiado!
Imagem com fundo verde. Na imagem contém a escrita "Editais de Pesquisa, Extensão e Inovação"
Inscrições estão abertas para os editais de Pesquisa, Extensão e Inovação

Foram publicados na sexta-feira (14) os editais e as chamadas dos Programas Institucionais de Pesquisa, Extensão e Inovação. As inscrições para todos os programas começam no dia 17 de fevereiro, por meio do Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Os editais unificados selecionam, classificam e cadastram os projetos aptos ao recebimento de auxílio financeiro ao pesquisador e recebimento de bolsas de auxílio financeiro ao estudante por meio de programas vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). As chamadas de adesão concedem auxílio para os campi realizarem ações específicas.

Veja abaixo todos os editais e chamadas.

Inovação

Edital unificado de Inovação – Programas Pradi, Pibiti e Pibis

De 17 de fevereiro a 23 de março, estão abertas as inscrições para o edital unificado do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pradi), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e Programa de Apoio à Inclusão Social (Pibis), que tem como objetivo geral a seleção, classificação e cadastro de projetos de inovação, desenvolvidos por servidores do IFPR, aptos ao recebimento de auxílio financeiro e bolsas de auxílio financeiro ao estudante para o fomento à inovação disponibilizados por meio de programas da Agência de Inovação do IFPR.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti: tem por objetivo estimular os estudantes dos cursos de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti-Pibis: tem por finalidade favorecer o acesso e a integração de estudantes ingressantes no ensino superior à cultura acadêmica por meio do sistema de cotas sociais.

Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pradi: tem por finalidade contribuir técnica e financeiramente, por meio de bolsas para os estudantes de nível médio e graduação, e auxílio financeiro aos coordenadores para a aquisição de recursos materiais e serviços que auxiliarão no desenvolvimento dos projetos selecionados.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Chamada da Mostra de Lançamento de Foguetes

De 17 de fevereiro a 09 de março, estão abertas as inscrições para a Chamada da Mostra de Lançamento de Foguetes, que tem como objetivo geral incentivar projetos que desenvolvam inovação, por meio de auxílio financeiro, a ser repassado aos coordenadores do projeto para o desenvolvimento de protótipos e/ou modelos a serem utilizados na Mostra.

A Mostra de Lançamento de Foguetes representa um espaço de exposição de protótipos desenvolvidos pelos servidores e/ou estudantes e que poderão ser utilizados em competições internas e/ou externas. O evento será realizado em uma única etapa local, nas dependências de cada um dos campi do IFPR.

Cada campus deverá apresentar uma única proposta de participação.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Chamada da Olimpíada de Robótica

De 17 de fevereiro a 09 de março, estão abertas as inscrições para a Chamada da Olimpíada de Robótica, que tem como objetivo geral incentivar projetos que desenvolvam inovação, por meio de auxílio financeiro, a ser repassado aos coordenadores do projeto, para o desenvolvimento de protótipos e/ou modelos a serem utilizados na Olimpíada.

A Olimpíada de Robótica representa um espaço de exposição de protótipos e/ou modelos inéditos desenvolvidos pelos servidores e/ou estudantes e que poderão ser utilizados em competições internas e/ou externas.

A Olimpíada será realizada em duas etapas: uma local, nas dependências de cada um dos campi do IFPR, e outra Institucional. A etapa local deverá acontecer até o dia 20 de maio de 2020, e a etapa Institucional acontece até 28 de junho de 2020 e reunirá os trabalhos melhores classificados em cada uma das etapas locais.

Cada campus deverá apresentar uma única proposta de participação.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Chamada da Feira de Inovação Tecnológica – IFTech

De 17 de fevereiro a 09 de março, estão abertas as inscrições para a Chamada da Feira de Inovação Tecnológica – IFTech, que tem como objetivo geral incentivar projetos que desenvolvam inovação, por meio de auxílio financeiro, a ser repassado aos coordenadores do projeto, para o desenvolvimento de protótipos e/ou modelos a serem apresentados na feira.

A IFTech representa um espaço de exposição de protótipos e/ou modelos inéditos desenvolvido em projetos que apresentam ao menos um dos seguintes tipos de inovação: de produto; de serviço; de processo; de marketing; de negócio e/ou organizacional.

O evento será realizado em duas etapas: uma local, nas dependências de cada um dos campi do IFPR, e outra Institucional. A etapa local deverá acontecer até o dia 30 de setembro de 2020 e a etapa Institucional acontecerá no VIII Se²pin, a ser realizado no mês de outubro de 2020, reunindo os 2 (dois) trabalhos melhor classificados em cada uma das etapas locais.

Cada campus deverá apresentar uma única proposta de participação.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Chamada do Workshop de Tecnologias Agroindustriais – IFAgroTECH

De 17 de fevereiro a 09 de março, estão abertas as inscrições para a Chamada do Workshop de Tecnologias Agroindustriais – IFAgroTECH, que tem como objetivo geral selecionar os campi interessados em realizar ao longo do corrente ano o IFAgroTECH, Workshop que tem por finalidade conhecer as demandas locais em termos de tecnologia e/ou inovação voltada à agricultura ou agroindústria familiar, e propor soluções inovadoras para a resolução dos problemas encontrados.

O IFAgroTECH será realizado em um única etapa local com atividades estendidas ao longo de dois dias, nas dependências do campus interessado.

Cada campus deverá apresentar uma única proposta de participação.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Extensão

Edital unificado das ações de extensão

De 17 de fevereiro a 23 de março, estão abertas as inscrições para o edital unificado das ações de extensão, que contém as normas referentes ao processo seletivo 2020/2021 para seleção, classificação e cadastro de projetos de extensão aptos ao recebimento de auxílio financeiro e bolsas de auxílio financeiro ao estudante para o fomento à extensão disponibilizados por meio de programas vinculados à Proeppi.

Os Programas Institucionais de fomento à extensão no âmbito do IFPR, vinculados a este edital, são: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que visa apoiar o desenvolvimento de atividades em projetos de extensão, com a concessão de bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de Ensino Médio (modalidade Pibex Jr.) e Graduação (modalidade Pibex Graduação e Pibex/Pibis), e o Programa Institucional de Apoio ao Extensionista (Piae), que visa apoiar o desenvolvimento de atividades de extensão, com a concessão de auxílio financeiro a pesquisadores do IFPR, financiados pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Edital interno de apoio às ações de extensão e pesquisa para o Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos do IFPR – PIDH

De 17 de fevereiro a 23 de março, estão abertas as inscrições para o edital interno de apoio às ações de extensão e pesquisa para o Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos do IFPR – PIDH, que contém as normas referentes ao processo seletivo 2020/2021 para seleção, classificação e cadastro de projetos de extensão e pesquisa aptos ao recebimento de auxílio financeiro e bolsas de auxílio financeiro ao estudante para o fomento a ações de Extensão, Pesquisa, Inovação e Ensino relacionadas à temática da Educação em Direitos Humanos.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Pesquisa

Edital do Programa de Apoio à Aquisição de Equipamentos (Proeq)

De 17 de fevereiro a 23 de março, estão abertas as inscrições para o edital do Programa de Apoio à Aquisição de Equipamentos (Proeq), que visa o suprimento da necessidade de equipamentos caracterizados pela sua utilidade para um conjunto de pesquisadores e/ou extensionistas, em várias áreas do conhecimento.

O Programa possui três modalidades:

Proeq Pesquisa – Oferece recursos financeiros para projetos que preveem aquisição de equipamentos voltados para a pesquisa;

Proeq Extensão – Oferece recursos financeiros para projetos que preveem aquisição de equipamentos voltados para ações de extensão;

Proeq Arte e Cultura – Oferece recursos financeiros para projetos que preveem aquisição de equipamentos voltados para arte e cultura.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Edital unificado de Pesquisa Pibic/Piap

De 17 de fevereiro a 23 de março, estão abertas as inscrições para o edital unificado do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Piap) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Os programas vinculados ao edital para a concessão de auxílios financeiros são os seguintes:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica Júnior (Pibic Jr.) – oferece bolsas, financiadas pelo CNPq e complementadas pelo IFPR, a estudantes do Ensino Médio nas suas diversas modalidades (regular, integral, técnico, subsequente, alternância).

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic Graduação) – oferece bolsas financiadas pelo IFPR, CNPq ou Fundação Araucária a estudantes dos cursos de graduação, sendo as do Pibic-Af CNPq destinadas exclusivamente àqueles que ingressaram por meio de ações afirmativas e as do Pibis FA destinadas apenas aos que ingressaram por meio de cota social.

Programa Institucional de Apoio ao Pesquisador (Piap) – oferece apoio financeiro a servidores para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão – Siscope.

Topo