Editais de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil recebem inscrições até hoje (14) – Instituto Federal do Paraná

Assistência Estudantil

Imagem com fundo vermelho contendo a frase "Assistência Estudantil"

Estão publicados os editais de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Paraná. Os programas são voltados a todos os estudantes do IFPR devidamente matriculados.

Para auxiliar no processo de inscrição — que requer o envio via Sigae de documentação pessoal e comprobatória —, a Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (Daes) elaborou um tutorial de inscrição e um fluxo, que trazem informações e um passo a passo para auxiliar na realização da inscrição. Confira abaixo os detalhes de cada programa.

PBIS

O Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS) visa selecionar estudantes em situação de vulnerabilidade econômica para atuar, na qualidade de bolsista, em projetos educacionais aprovados para o ano de 2020. São ofertadas 45 vagas.

No momento da inscrição o estudante deverá selecionar o seu campus e escolher em qual projeto educacional, se houver, que tem interesse em participar.

As inscrições podem ser realizadas das 8h do dia 06 de fevereiro até às 17h do dia 14 de fevereiro. Veja todos os detalhes no edital.

PMON

O Programa Monitoria (PMON) visa selecionar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com aptidão no componente curricular para o qual concorre para concorrer à bolsas na qualidade de monitor. São ofertadas 49 vagas.

PEA

O Programa Estudante Atleta (PEA) visa selecionar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com aptidão no componente curricular para o qual concorre para concorrer à bolsas na qualidade de monitor. São ofertadas 46 vagas

No momento da inscrição o estudante deverá selecionar o seu campus e escolher em qual projeto esportivo, se houver, tem interesse em participar.

Atenção

Antes de efetuar a inscrição é muito importante que o candidato leia o edital para saber se o campus de interesse possui a oferta de vagas para o programa escolhido.

O candidato não poderá se inscrever para mais de um programa de bolsas. Se o candidato tiver realizado a inscrição para um dos programas e deseja alterar a escolha, será possível efetuar a mudança dentro do prazo de inscrição.

PACE

O Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE) possui dois editais: um voltado a calouros e outro para veteranos.

Calouros

O edital para calouros, que é voltado para estudantes que foram aprovados no Processo Seletivo 2019/2020, visa selecionar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para concessão de auxílio para fins de custear parcialmente despesas com: alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático.

O calouro também pode se inscrever para um dos programas de bolsas, pois é possível concorrer simultaneamente a um programa de bolsa e ao programa de auxílio do Pace.

Veteranos

O edital para veteranos do IFPR, que já foram avaliados em 2019, estabelece o número de auxílios que serão ofertados para cada campus. Os estudantes classificados deverão efetuar rematrícula até 05 de fevereiro.

Os estudantes que forem classificados, mas que não efetuarem a rematrícula, poderão ser excluídos do processo. A relação dos estudantes não rematriculados será publicada por meio de edital até o dia 10 de fevereiro. Caso o estudante esteja relacionado no edital, terá até às 12h do dia 11 de fevereiro para regularizar a situação junto à Secretaria Acadêmica do campus no qual está vinculado.

No dia 12 de fevereiro, será publicado edital com a lista dos estudantes excluídos do processo. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, será realizada a concessão dos auxílios no Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Sigae). O resultado final tem previsão para ser publicado em 12 de fevereiro, e o pagamento depositado na conta corrente até dia 10 de março.

“A previsão é de que o processo esteja concluído até março, desta forma garantindo a legalidade de iniciar os pagamentos e o crédito estar disponível ao estudante já no início do mês de abril. A iniciativa une esforços da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes) e da Coordenadoria de Assistência Estudantil (Caes) para promover cada vez mais a permanência do estudante no IFPR”, comenta Marilisi Fischer, diretora de Assuntos Estudantis.