Diretoria de EaD realiza repasse de recursos aos campus – Instituto Federal do Paraná

Diretoria de EaD realiza repasse de recursos aos campus

A Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) do IFPR realizou, em setembro, o repasse financeiro de recursos aos campus que aderiram, em 2017, a oferta de cursos a distância via matriz orçamentária. Foram destinados aos campi Capanema, Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Assis Chateaubriand mais de 190 mil reais.

A oferta de 2017 foi dos cursos técnicos subsequentes de Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística, Meio ambiente, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Vendas. Até 2017, havia fomento específico do Ministério da Educação (MEC) com bolsas para a realização da oferta de cursos na modalidade de educação a distância. Portanto, a oferta utilizando força de trabalho própria dos campi, por meio de técnicos administrativos e professores, requereu uma nova organização e estrutura por parte da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) e dos campus que aceitaram este desafio. O repasse foi realizado neste momento em que, de fato, é possível identificar quantos estudantes ativos irão concluir o curso.

“Assumimos um compromisso com esses seis campus diante de muitas incertezas em relação ao novo cenário que se estabeleceu com a suspensão do fomento via programas como o Pronatec e Rede e-TEC. Estes programas atuavam estimulando o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância visando a democratizando da oferta e ampliação do acesso à educação profissional pública”, analisa Marcos Barbosa, diretor da DSEaD do IFPR/PR. “A oferta via matriz orçamentária, requer outra sistemática de trabalho, mas pudemos concluir com sucesso essa etapa”.

O repasse de recursos também ajudará essas seis unidades do IFPR no momento em que há bloqueio no orçamento das instituições federais de ensino.

Confira quanto cada uma das seis unidades recebeu em repasses da  DSEaD /IFPR:

Capanema:  R$     22.746,00
Coronel Vivida:  R$     43.485,00