Dia da Árvore é celebrado no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Dia da Árvore é celebrado no IFPR

No dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia da Árvore, e desta forma os campi e a Reitoria realizaram o plantio de árvores para celebrar a data.

Na Reitoria (Vila Oficinas) foi plantada uma jabuticabeira, que em breve deve começar a dar bons frutos. Participaram da ação servidores da reitoria e terceirizados.

Servidores plantando jabuticabeira na Vila Oficinas em Curitiba

Em Astorga, o projeto de extensão Sensibilização Ambiental, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente do município, realizou o plantio de 8 árvores nas dependências do campus e 15 árvores no horto municipal.

Mão de obra no plantio de mudas em Astorga

“As árvores são processadoras naturais de oxigênio, elas consomem o gás carbônico por meio da fotossíntese e colaboram com o equilíbrio da umidade e da temperatura. O plantio realizado de forma estratégica ajuda a bloquear o vento e criar áreas de sombra”, comenta o coordenador do projeto, Narciso Américo Franzin.

Participaram da ação o secretário do Meio Ambiente da cidade, Orlando Barbeiro, os estudantes Jheini Ketlin Barbosa Ferreira, Lourene Moreira Rodrigues e Pedro Afonso Rebelo de Melo, que fazem parte do projeto, e a direção do campus, representada por Ricardo Tows.

No Campus Jaguariaíva, o Grêmio Estudantil realizou o plantio de mudas de árvores frutíferas. A atividade fez parte de um projeto idealizado pela atual gestão do Grêmio, conforme explica Luiz Gustavo, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos.

Plantio de muda em Jaguariaíva

“O projeto consiste basicamente na plantação de árvores frutíferas, legumes e verduras dentro do campus. A ideia surgiu após vermos um vídeo que falava sobre o uso de agrotóxicos dentro da agroindústria e os malefícios causados. Lemos alguns artigos sobre o assunto e uma das ideias discutidas para contrapor os males causados é a agricultura familiar e a agroecologia.”