Cursos de graduação do IFPR se destacam nas avaliações do MEC em 2022 – Instituto Federal do Paraná

Cursos de graduação do IFPR se destacam nas avaliações do MEC em 2022

Os cursos de graduação do IFPR receberam ótimas notas nas avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) neste ano de 2022.

Dos 26 cursos avaliados, 12 atingiram a nota máxima; 13 ficaram com nota 4 e um obteve nota 3.

As notas obtidas por um curso superior podem ir de 0 a 5, sendo 5 a mais alta que um curso pode receber.

Confira as notas dos cursos de graduação do IFPR neste infográfico:

A imagem apresenta os dados da planilha disponível neste link:

Critérios avaliados

A comissão de avaliadores do Inep/MEC analisa aspectos relacionados a à Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura de cada curso. Os avaliadores realizam visita técnica ao campus de cada curso; participam de reuniões com gestores, coordenadores de curso, servidores e estudantes e também analisam documentos institucionais, como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada instituição avaliada.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Umuarama foi um dos cursos do IFPR que recebeu nota máxima na avaliação do MEC.

Graduação no IFPR

Confira as principais características de cada um dos tipos de graduação ofertadas pelo IFPR:

• Cursos de Bacharelado: curso superior com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
  • Cursos de Licenciatura: curso superior com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.
  • Cursos de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Estude no IFPR

O ingresso nos cursos superiores do IFPR é realizado por meio de processo seletivo (vestibular). O edital costuma ser lançado na metade do ano e as provas são realizadas ao final de cada ano, com início das aulas no ano seguinte.

Se você tem interesse em cursar algum curso superior do IFPR, confira, na página do Núcleo de Concursos, como foi o nosso último Processo Seletivo: Processo Seletivo IFPR 2022/2023.

Outra dica é ficar de olho aqui no nosso site e nos seguir nas mídias sociais:

Educação a Distância

A Educação à Distância do IFPR também foi bem avaliada pelo Inep/MEC em 2022, ficando com a nota 4, na escala que vai de 0 a 5.

A diferença entre essa avaliação e aquelas realizadas para cada curso é que este é um processo que diz respeito a todo o IFPR, que já obteve o credenciamento e periodicamente precisa ser recredenciado para que possa continuar ofertando cursos na modalidade a distância.

Conheça os critérios utilizados pelo Inep na avaliação da EaD: