Curso a distância voltado aos servidores dos IFs está disponível – Instituto Federal do Paraná

Curso a distância voltado aos servidores dos IFs está disponível

Quer entender melhor como funcionam os Institutos Federais? O curso “Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais”, com carga horária de 80 horas e totalmente a distância, já está disponível! Esta ação visa ambientar os servidores para o serviço público e, em especial, para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Sobre o curso

O curso possui 14 módulos e aborda temas específicos e de interesse à Rede Federal: Institutos Federais; Ensino; Extensão; Pesquisa e Inovação; Pós-Graduação; Indissociabilidade; Comunicação e Redação Oficial; Administração Pública; Ética e Cidadania; Legislação de Pessoal; Protocolo; Orçamento, Licitações e Contratos; Saúde do Servidor; e Inclusão.

A oferta do curso será semestral, acompanhando o calendário letivo da instituição. Para aprovação, o cursistas deverá realizar todas as tarefas e questionários e obter aproveitamento mínimo de 70% em cada atividade avaliativa. Serão dadas duas tentativas para obtenção da nota necessária. Em caso de não obtenção da nota, o servidor será reprovado, mas poderá inscrever-se em uma nova turma. Os certificados serão emitidos no própria página do curso, tão logo o cursista o finalize e considerando os dias mínimos para emissão.

A iniciativa é da Coordenadoria de Capacitação do IFRS e foi desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distância da mesma instituição. O curso busca atender ao Decreto 5.707/2006, bem como o Decreto 5.825/2006 para os técnico-administrativos e a Lei 12.772/2012 para docentes, além das especificidades dos editais de ingresso de cada carreira. No IFPR, o curso é uma parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e com a Diretoria de Educação a Distância.

Como se inscrever

Para se inscrever, basta acessar o site do IFRS. Caso seja o 1° acesso, será necessário criar uma conta. Em seguida, basta localizar os “Cursos Online Abertos”. Localize a área de “Gestão e Negócios”, e então o curso “Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais”. Também é possível acessar diretamente pelo link.