Consup realiza reunião ordinária – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Consup realiza reunião ordinária

Nesta quinta-feira (24) foi realizada, via videoconferência, reunião ordinária do Conselho Superior do IFPR (Consup). Os servidores e a comunidade externa puderam acompanhar ao vivo pelo canal oficial do IFPR no youtube.

Na ordem do dia estavam processos que lidavam sobre a proposta do Programa Institucional de Inclusão Digital (Prodigi) no contexto da pandemia da covid-19 aos estudantes do IFPR e proposta do Regime Didático Emergencial (RDE) para o ano letivo de 2020 no âmbito do IFPR.

“São programas importantíssimos para o cumprimento da função social do IFPR no contexto da pandemia de covid-19 para garantir a vida e a segurança de estudantes e servidores”, comenta Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino.

Processo referente à proposta do Programa Institucional de Inclusão Digital (Prodigi) no contexto da pandemia da covid-19, aos estudantes do IFPR

O processo, relatado pela conselheira Dayane De Oliveira Gomes, aborda o Programa Institucional de Inclusão Digital (Prodigi), que é um programa emergencial de inclusão digital que busca viabilizar o acesso dos estudantes. Com o acesso, os discentes poderão participar de atividades não presenciais que estão regradas no Regime Didático Emergencial (RDE).

O parecer da conselheira foi aprovado por unanimidade.

Processo referente à Proposta do Regime Didático Emergencial, para o ano letivo de 2020, no âmbito do IFPR

O processo, relatado pelo conselheiro Mateus das Neves Gomes, aborda a proposta do Regime Didático Emergencial (RDE), que foi construído coletivamente de forma emergencial para dar continuidade ao calendário acadêmico de 2020. A proposta tem como fundamento a substituição do ensino presencial por atividades não presenciais, de modo a garantir a vida e a segurança de estudantes e servidores.

O parecer do conselheiro foi aprovado por maioria absoluta.

“Entendemos que a sociedade espera do IFPR uma resposta em relação ao seu compromisso como instituição de ensino, que não seja o cancelamento do calendário 2020”, comenta Amarildo Pinheiro Magalhães. “Com a aprovação dos projetos por parte do Consup, e também do Consap e Consepe, o IFPR demonstra o seu protagonismo na indicação dos rumos do Instituto no cumprimento de sua missão nos dias difíceis que estamos passando”, finaliza o pró-reitor.