Confira o edital de afastamento para pós-graduação – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

Confira o edital de afastamento para pós-graduação

Publicado em

Copiado!
Imagem padrão de divulgação colorida. Em primeiro plano, está escrito "edital de afastamento publicado!"
Edital de afastamento para cursar pós-graduação já foi publicado. Inscrições iniciam no dia 5 de setembro.

Foi publicado nesta quinta-feira (29) o edital nº 37/2019, que seleciona servidores do IFPR para afastamento total ou parcial para cursar pós-graduação stricto sensu — mestrado, doutorado e pós-doutorado — no Brasil ou no exterior.

Os afastamentos têm início nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020. O período de duração da licença será de no máximo 24 meses para mestrado, 48 meses para doutorado e 12 meses para pós-doutorado, sem possibilidade de prorrogação dos prazos.

As inscrições iniciam no dia 5 de setembro e devem ser feitas exclusivamente via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) até o dia 11 de setembro.

Número de vagas

São oferecidas 40 vagas para docentes e 78 vagas para técnicos administrativos em Educação, distribuídas entre os 25 campi do IFPR e a Reitoria, levando em conta o número de servidores lotados e já afastados em cada unidade. A distribuição de vagas pode ser conferida nos anexos I e II do edital 37/2019.

“O edital de afastamento é lançado duas vezes ao ano no IFPR, a fim de beneficiar os servidores que estão no meio do processo seletivo para um curso de pós-graduação. A quantidade de vagas oferecidas a cada ano sempre irá sofrer variação, pois ela está condicionada ao número de servidores efetivos do campus e o número de servidores afastados”, explica a Diretora de Capacitação do IFPR, Gislene Bovolim.

Requisitos para solicitar o afastamento

Os requisitos para docentes e técnicos administrativos em educação se candidatarem a uma vaga neste edital de afastamento estão descritos na Resolução 51/2017. É importante destacar que há requisitos diferentes para cada uma das carreiras e também para cada tipo de afastamento – integral ou parcial.

Os critérios para classificação estão descritos no edital 37/2019.

Inscrições iniciam no dia 5 de setembro

O requerimento para afastamento integral deve ser protocolado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), exclusivamente, entre os dias 05 e 11 de setembro. O processo deve ser enviado à Seção de Gestão de Pessoas do campus ou unidade a que o servidor está ligado neste mesmo prazo.

Todas as declarações relativas à vida funcional do servidor que devem constar no processo devem ser solicitadas à Progepe entre os dias 30 de agosto e 09 de setembro.

Nas IIP 006/2017 e IIP 007/2017, estão descritos todos os procedimentos e etapas para inscrição.

“Os interessados têm cinco dias úteis para a abertura do processo e encaminhamento à Seção de Gestão de Pessoas da unidade. Recomendamos que leiam com atenção o edital e providenciem com antecedência toda a documentação necessária. São diversos documentos, entre requerimento, carta de motivação e certidões, entre outros, que devem ser juntados até o dia 11 de setembro”, recomenda a Diretora de Capacitação.

Topo