Comitê de Ética em Pesquisa realiza capacitação – Instituto Federal do Paraná

Comitê de Ética em Pesquisa realiza capacitação

Imagem da tela de um computador, com apresentação de powerpoint, trazendo respostas para a questão: quando submeter um projeto ao CEP? Do lado direito da tela, há fotografias ou ícones com as iniciais dos nomes dos participantes da videoconferência
Capacitações promovidas pelo CEP foram realizadas por videoconferência

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR (CEP/IFPR) promoveram atividades de capacitação destinadas a servidores de diferentes campi do Instituto.

As discussões tiveram como tema principal a “ética na pesquisa envolvendo seres humanos” e questões relacionadas ao envio de protocolos de pesquisa ao CEP.

Os encontros remotos foram realizados no dia 29 de junho, com servidores dos campi Barracão, Capanema, Foz do Iguaçu e Quedas do Iguaçu; e em primeiro de julho, com integrantes dos campi Assis Chateaubriand, Cascavel, Goioerê e Umuarama.

“Nosso desejo era poder realizar encontros presenciais em cada uma das unidades do IFPR; contudo, o fato de sermos uma instituição multicampi e com distâncias significativas, bem como a atual situação de isolamento social, nem sempre permitiu ou permite este contato face a face”, comenta o coordenador do Comitê, professor Claudionei Pauli.

De acordo com o docente, por meio de ações como essas, o CEP procura proporcionar reflexões sobre a ética em pesquisa; orientar os pesquisadores, esclarecer dúvidas e discutir as principais pendências presentes nos protocolos de pesquisa apreciados pelo Comitê, no intuito de evitá-las.

De acordo com o professor, para o segundo semestre, atividades semelhantes devem ser propostas.

CEP/IFPR

O CEP/IFPR é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo. Junto à Conep, forma um sistema com a finalidade de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo sua proteção.

Outro objetivo do Comitê é contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, observadas a política, as diretrizes e as normas para a pesquisa no IFPR.

Mais informações sobre o Comitê estão disponíveis na página do CEP/IFPR.