Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR comemora dois anos e realiza adequações nos modelos de documentos – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Ao comemorar dois anos de atividades, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFPR atualiza os documentos para que os interessados em terem seus projetos apreciados possam cadastrar os protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil. De acordo com o comitê, as pesquisas cadastradas a partir de 15 de novembro de 2019, que serão apreciadas em fevereiro de 2020, já deverão ser enviadas de acordo com estes novos modelos de documentos.

Mais informações sobre o CEP/IFPR, sobre como proceder para enviar um protocolo de pesquisa e sobre os novos modelos de documentos podem ser consultadas na página do CEP.

Sobre o CEP

O CEP/IFPR recebeu aprovação por parte da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) no dia 06 de outubro de 2017 e realizou sua primeira reunião deliberativa no dia 13 de dezembro de 2017.

Dentre os objetivos do CEP/IFPR, destaca-se defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo sua proteção e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, observadas a política, as diretrizes e as normas para a pesquisa no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Para alcançar estes objetivos, o CEP/IFPR tem como principais atribuições: avaliar os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, respaldado pela legislação vigente, devidamente cadastrados na Plataforma Brasil e que contenham a integralidade dos documentos necessários conforme orientação disponível na página eletrônica do CEP/IFPR, e desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na pesquisa e acompanhar o desenvolvimento do projeto de pesquisa aprovado.

No cumprimento das suas atribuições, ao longo deste tempo, conforme dados da Plataforma Brasil, a partir dos projetos que foram apreciados pelo CEP/IFPR, foram emitidos aproximadamente 403 Pareceres Consubstanciados. Por conta do contingenciamento nos recursos por parte do governo federal, foi necessário cancelar as capacitações que estavam previstas com servidores dos campi do IFPR. O CEP/IFPR está se programando para realizar estas atividades em 2020.

Com informações do CEP/IFPR