Comissão que acompanha e controla propagação do coronavírus divulga Protocolo de Cuidados e Prevenção da Covid-19 no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Covid-19

"Protocolo de cuidados para a prevenção da Covid-19 no IFPR"
Protocolo de Cuidados e Prevenção da Covid-19

Com orientações voltadas à promoção da saúde física e mental, a comunidade do IFPR recebe o Protocolo de Cuidados e Prevenção da Covid-19. O documento foi construído pelos membros da Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 do Instituto e traz uma série de protocolos de segurança recomendados para o momento da retomada das atividades presenciais.

Mesmo com o planejamento em andamento, ainda não há uma data prevista para o retorno presencial. Atualmente, somente as atividades consideradas essenciais não estão sendo realizadas de forma remota.

Preparação

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 realizou uma reunião por vídeoconferência no dia 13 de julho de 2020, com participação dos diretores gerais dos campi do IFPR para apresentação das temáticas que envolvem o Protocolo de Cuidados e Prevenção da Covid-19 no Instituto. No dia 15 de julho de 2020, uma reunião on-line foi realizada a fim de discutir o Protocolo no Colégio de Dirigentes do IFPR (Codir). No dia 22 de julho de 2020, foi realizada uma webconferência na Semana Pedagógica, com a participação de todos os campi, divulgando da mesma forma o Protocolo e buscando esclarecer os servidores presentes sobre as dúvidas que envolvem o tema.

Temáticas do Protocolo

O Protocolo envolve temáticas de diversas frentes, como: apresentação sobre o que é Covid-19, os sintomas e modos de transmissão; rotinas comportamentais; rotinas de promoção à saúde; rotinas de atividades administrativas; rotinas de atividades de ensino, pesquisa e extensão; e saúde mental e atenção psicossocial.

Próximas etapas

As comissões locais dos campi e unidades da Reitoria estão sendo efetivadas. Uma análise dos critérios do Protocolo será realizada em cada unidade, com a finalidade de avaliar as condições de atendimento das diretrizes apresentadas.

Seminários estão sendo elaborados pela Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 para contribuir na formação dos servidores, diante das novas rotinas recomendadas.

O Protocolo será atualizado conforme a necessidade, de acordo com o desenvolvimento da doença. As orientações serão repassadas às comissões locais.

A mais importante mensagem do Protocolo é a do “cuidado e da prevenção”, e todas as recomendações dependem do engajamento da comunidade e do compromisso individual e coletivo com a saúde e com a segurança de cada estudante, servidor e colaborador da instituição.

Conheça o Protocolo de Cuidados