Comemorações do Dia do Estudante refletem pluralidade nos câmpus do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Comemorações do Dia do Estudante refletem pluralidade nos câmpus do IFPR

Os estudantes são a grande razão de o IFPR existir. No dia deles (11 de agosto), diversas comemorações aconteceram nos câmpus para marcar a data. Além de lembrar a importância dos alunos para o Instituto, o IFPR presta uma homenagem a todos aqueles que valorizam o crescimento pessoal e profissional por meio do aprendizado contínuo.

A pluralidade de atividades realizadas reflete a originalidade e a autonomia que os câmpus do IFPR, instituição inclusiva, possuem para esse tipo de demanda. Além disso, algumas das comemorações têm o mérito de promover a socialização dos estudantes, o estímulo à participação de atividades em grupo, além de despertar e aprimorar habilidades cognitivas. Outras, foram voltadas a promover a integração social, cultural e esportiva entre alunos e professores, incentivando a cooperação, a vivência da prática competitiva saudável e atitudes éticas e cidadãs.

Veja como foi:

Um café da manhã foi oferecido aos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Administração pelo Câmpus Avançado Barracão. Confira as fotos.

No Câmpus Capanema, a celebração ocorreu com a I Gincana do Estudante, nas dependências do Parque de Exposições de Capanema, promovendo um dia de construção de conhecimento e interação social. A gincana contou com a participação de alunos e servidores em um dia intenso de atividades, que contou com uma caminhada partindo do CEEBJA (local onde são realizadas atualmente as atividades de ensino da unidade) até o Parque de Exposições. No período matutino, foram realizadas atividades educativas e recreativas; já no período vespertino, houve a sequência das atividades, organizadas a partir dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. O câmpus disponibiliza diversas fotos do momento!

Uma grande gincana comemorou a data no Câmpus Coronel Vivida. No dia 11, os alunos da turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio participaram da última etapa da gincana organizada em alusão à data. Os alunos foram divididos em cinco equipes, coordenadas pelos professores, e se dedicaram a realizar provas que envolviam criatividade, resolução de enigmas, raciocínio lógico e práticas esportivas.

No Câmpus Curitiba, o Núcleo de Acompanhamento do Estudante e Apoio ao Professor (Naep) também promoveu atividades para a comemoração desse dia, com uma acolhida aos alunos e um espaço destinado a eles para que pudessem refletir e compartilhar suas ideias, impressões e esperanças relacionadas com o “ser estudante”. A participação de todos foi ativa e promoveu o debate entre alunos e servidores sobre a identidade de se ser estudante na sociedade atual. Confira as fotos.

O Câmpus Jaguariaíva realizou um debate em sala de aula sobre a origem e a importância do Dia do Estudante. Em seguida, foram feitas dinâmicas para que os alunos refletissem sobre o que é ser um aluno protagonista, dentro da proposta de ensino do IFPR, que foge ao padrão de ensino tradicional conteudista, com projetos, debates e reflexões constantes a respeito da escola e aprendizagem, visando a formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade. Os alunos foram estimulados a idealizar o modelo da escola de seus sonhos, uma representação de como seria a escola e a forma ideal de ensino.

No Câmpus Londrina, além da confraternização entre os estudantes do Ensino Médio  e os professores, também foi celebrado o resultado do 4º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio nas provas do Enem 2014. Veja como foram os resultados do IFPR.

O Grêmio Estudantil do Câmpus Pinhais tomou posse na data, em sintonia com a comemoração do Dia do Estudante. As eleições e o resultado foram divulgados no último dia 05, apontando a Chapa Democrática Estudantil (CDE) como vencedora. Em seu discurso inaugural, o novo presidente, Ítalo Pereira, saudou os alunos, agradecendo pelo apoio durante o período eleitoral e deixou claro quais serão os fundamentos da gestão: “A liberdade e a democracia são aspectos que serão primordiais. Não esqueceremos esses conceitos por nada”. Dessa forma, o Câmpus Pinhais dá início à construção de sua primeira agremiação de estudantes, que já tem o desafio de representar os 80 alunos dos cursos de Administração e Informática.

Os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus União da Vitória comemoraram a data assistindo ao filme “Cidades de Papel”, com direito a pipoca e refrigerante.

A COM quer saber!

Seu câmpus também desenvolveu atividades alusivas ao Dia do Estudante e não foi mencionado? Conte para nós no e-mail comunicacao@ifpr.edu.br, para que possamos atualizar a matéria.]]>