Combate ao coronavírus é tema central de atividades e ações do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Combate ao coronavírus é tema central de atividades e ações do IFPR

"Ambiente de laboratório. Uma mulher segura materiais para produção de álcool em gel"
Campus Jacarezinho produz álcool em gel

O Instituto Federal do Paraná desenvolve a cada dia ações de combate ao Covid-19 e atividades para serem executadas em tempos de distanciamento social. Confira abaixo algumas das ações.

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19 do IFPR tem se reunido três vezes por semana para discutir cenários da pandemia e auxiliar o Instituto no momento da crise imposta.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) divulgou o edital do Programa de Auxílio a Situações Emergenciais. O programa consiste na concessão de auxílio aos estudantes que estejam em situação emergencial, e que foram contemplados pelo Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (Pace) para veteranos e calouros.

Em Assis Chateaubriand, o campus realizou a entrega de 31 máscaras “face shield” para o Hospital Moacir Michelleto. As máscaras estão sendo utilizadas principalmente pelos profissionais que atendem dentro da Unidade de Terapia Intensiva. Na sequência, serão assistidas outras instituições do município.

O Campus Avançado Astorga desenvolveu um modelo de visor de protetor facial de baixo custo. A partir de um modelo desenvolvido em Colombo, foi elaborada uma versão simples da máscara de acetato, não precisando ser produzida em plotter, reduzindo o custo e aumentando a disponibilidade. Também em Astorga, no dia 17 de abril, foi realizada a doação de 200 máscaras para profissionais da área da Saúde.

No Campus Avançado Barracão, apesar da paralisação, diversas ações de combate ao coronavírus estão sendo realizadas. Em Cascavel, docentes e estudantes produzem álcool em gel para ajudar no combate ao Covid-19. Em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, os alunos transformam álcool líquido 70% em álcool em gel.

Para auxiliar no combate ao Covid-19, professores do Campus Colombo desenvolveram purificadores de ar. A proposta é desinfetar o ambiente por meio de luz UV-C germicida confinada. Os testes de validação ainda estão sendo realizados em parceria com o laboratório da UFPR. Também em Colombo, a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) efetuou, no dia 14 de abril, a entrega das cestas básicas da Ação Solidária.

Como forma de auxiliar no combate ao Covid-19, um grupo formado por docentes do Campus Curitiba e profissionais de outras instituições está produzindo máscaras para atender as demandas locais e regionais da área da Saúde.

Em Goioerê, são confeccionados acessórios para máscaras faciais em impressora 3D com o objetivo de auxiliar na demanda de EPIs para profissionais da Saúde da cidade. Também em Goioerê, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram produzidas 1.400 máscaras de tecido. As máscaras foram doadas no dia 15 de abril para coletores da Associação Tratamento Ambiental.

Em Irati, no dia 17 de abril, o campus entregou máscaras de proteção e álcool em gel produzidos pela equipe do curso de licenciatura em Química. Ainda em Irati, a atividade “Notas de um diário coletivo” traz ações institucionais que valorizam o diálogo e a coletividade.

No dia 09 de abril, o Campus Ivaiporã realizou a entrega de 1.700 litros de álcool 70% às secretarias de Saúde dos municípios de Ivaiporã, Lidianópolis, Lunardelli e Jardim Alegre, ao Instituto de Saúde Bom Jesus e ao Hospital do Rim.

No Campus Jacarezinho, a comunidade está se mobilizando para dar sua parcela de contribuição na Missão Covid-19 e para a manutenção do contato com os estudantes. Também em Jacarezinho, teve início a produção de álcool em gel por alunos do curso de licenciatura em Química. Outras medidas que campus coloca em prática é a arrecadação de cestas básicas e a produção de sabonetes. Toda a arrecadação e produção destes materiais será doada para famílias carentes do município. Ainda em Jacarezinho, o campus recebeu a doação de 150 litros de álcool em gel e 10 litros de shampoo e condicionador para serem distribuídos para a comunidade. A doação foi feita por uma empresa de cosméticos.

Em Jaguariaíva, preocupados com o bem-estar físico e mental, servidores estão sugerindo atividades virtuais.

No Campus Palmas, a produção de máscaras de proteção facial continua. As máscaras estão sendo distribuídas para vários municípios vizinhos e instituições. No dia 20 de abril, também em Palmas, em virtude da suspensão das atividades presenciais, foi realizada a primeira formatura por videoconferência no IFPR.

Em Paranaguá, o campus, com apoio de outras instituições, organizou auxílio emergencial à comunidade. Para funcionar, a parceria dividiu tarefas e materiais. O Campus Paranaguá forneceu notebooks e tablets, além de duas barracas de exposição e curso online.

No Campus Paranavaí, professoras criaram um blog para divulgar informações relevantes sobre o coronavírus. Também em Paranavaí, servidores produziram 45 máscaras “face shield” para agentes de saúde. Ainda em Paranavaí, é ofertado um curso sobre a pandemia e fornecidas dicas de economia doméstica.

O Campus Pitanga lançou a campanha “IFPR em Ação – Juntos no combate ao Coronavírus”, que busca arrecadar donativos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em Telêmaco Borba, o projeto Cine Clube indicou um filme para as pessoas assistirem em período de distanciamento social.

Seu campus realizou atividades? Publique em sua página local.