Colégio de Dirigentes realiza reunião ordinária – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Colégio de Dirigentes realiza reunião ordinária

Publicado em

Copiado!
"Codir"
Assuntos importantes foram discutidos na reunião

Foi realizada nesta quinta-feira (21), por meio de videoconferência, reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR. A reunião foi presidida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Yamamoto, reitor em exercício do IFPR. 

Leia a seguir um resumo dos assuntos que foram tratados durante o encontro, apresentados na ordem em que foram discutidos. 

Adicionais ocupacionais e auxílio-transporte

Representantes da pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) falaram sobre os trâmites necessários para o retorno de pagamento de adicionais ocupacionais (insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante) aos servidores no contexto do retorno presencial. Devido à pandemia, o pagamento de adicionais ocupacionais foi suspenso. Por decisão judicial e com a volta às atividades presenciais, os pagamentos, agora, estão sendo retomados. A intervenção da Progepe foi no sentido de organizar o fluxo administrativo de documentos e informações sobre as respectivas ações judiciais, beneficiários e valores.  

Também foi discutido o pagamento de auxílio-transporte – que também teve pagamento interrompido devido à instrução normativa do Ministério da Economia. De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Karina Bonilaure, com o retorno presencial, será possível retomar o pagamento deste benefício proporcionalmente aos dias em que o servidor estiver em trabalho presencial. 

Informações sobre processos para solicitação ou retomada do pagamento do adicional ocupacional ou do auxílio-transporte podem ser obtidas na Página do Servidor ou junto aos GT Pessoas dos campi

Execução orçamentária

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) trouxe informações sobre a execução orçamentária 2021; sobre a Plataforma Nilo Peçanha 2020/2021 e sobre o calendário de encerramento do exercício de 2021. 

Compras e licitações 

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) apresentou informações sobre o andamento de compras e licitações realizadas pelo IFPR.  

Editais da Proeppi 

A Proeppi apresentou informações sobre dois editais. 

Um deles é a Chamada Setec/MEC Edital 63/2021 – Indicação Geográfica, que tem o objetivo de selecionar projetos relacionados à indicação Geográfica (produto ou prestação de serviço relacionado a uma determinada região). 

O segundo é o Programa de Pesquisa Básica e Aplicada – Chamada Pública da Fundação Araucária – FA 09/2021, que tem o objetivo de promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação. O IFPR foi contemplado com R$ 110 mil e, a partir de um edital interno que será publicado e divulgado em breve, poderá apresentar propostas de projetos de pesquisa com orçamento de até R$ 55 mil.

Cargos e funções

Foi apresentado um relato sobre o processo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no IFPR. Em breve será publicado um novo organograma da Reitoria, que está destinando cargos e funções para alguns campi, que também precisarão fazer alterações em seus respectivos organogramas. 

Proposta de reordenamento do IFPR

Os dirigentes também abordaram a proposta de criação de dois novos institutos federais no Paraná a partir de um possível reordenamento do IFPR. Na quarta-feira (20), durante reunião de comparecimento do ministro da Educação à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, tal sugestão foi apresentada pelo MEC, no contexto do anúncio da criação de seis IFs e cinco universidades federais contidas em um projeto de lei apresentado à casa.

Os dirigentes ressaltaram que a iniciativa está em desacordo com a posição tomada pelo Codir, pela comunidade interna do IFPR e pelo Conselho Superior (Consup), que se manifestaram contrariamente ao reordenamento e solicitaram posicionamento da Reitoria sobre o tema, que deve se manifestar em breve.  

Processo Seletivo 2021/2022

O pró-reitor Amarildo Magalhães citou aspectos referentes ao Processo Seletivo 2021/2022. Os diretores decidiram que, quanto ao PS dos cursos técnicos, os próprios campi realizarão seus sorteios públicos. Haverá um edital de referência e os campi adaptarão às suas necessidades específicas e de cronograma. O Processo Seletivo dos cursos de graduação continuará sendo realizado pela Funtef, com cronograma sendo apresentado à comunidade nos próximos dias.

Trabalho em Rede dos Assistentes Sociais 

Quando ao trabalho em rede dos assistentes sociais, o pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães, citou uma percepção de que haveria uma ingerência da Proens sobre o trabalho dos assistentes sociais nos campi.

Vários campi trouxeram a questão da falta de pessoal na área.

Foi colocada para aprovação a proposta de trabalho em rede dos profissionais. A proposta foi aprovada.

Sobre o Codir 

O Colégio de Dirigentes é o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria e possui caráter consultivo. Informações sobre composição, pautas e atas, entre outros documentos, podem ser consultados na página do Codir.   

Acesse a página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).

Topo