Codir discute corte e bloqueios orçamentários, entre outros temas – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Codir discute corte e bloqueios orçamentários, entre outros temas

O Colégio de Dirigentes do IFPR (Codir) realizou, nesta terça-feira (14), reunião ordinária. No encontro, os dirigentes discutiram os seguintes temas:

Corte e bloqueios orçamentários

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) apresentou os impactos causados ao IFPR em decorrência dos bloqueios e do corte orçamentário que a instituição sofreu nas últimas semanas.

No caso do IFPR, o corte, linear, foi de R$ 2.573.970,00, o que corresponde a um percentual de 5,36%.

Além disso, há, ainda, valores do orçamento da instituição que permanecem bloqueados.

Ficou decidido que o corte anunciado na semana passada será aplicado linearmente entre todas as unidades do Instituto e que os dirigentes irão se dedicar, ao longo do ano, para, ao menos, reverter a situação dos bloqueios.

Leia o que já foi publicado sobre este tema (ordem cronológica):

Despesas

Outro tema trazido pela Proplan diz respeito às despesas centralizadas 2022 (prestação de contas e definição de demandas). Ficou decidido que o tema voltará a ser avaliado na próxima reunião do Codir.

Política de armazenamento de dados

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) trouxe atualizações sobre a política de armazenamento das contas do Google Workspace for Education. Foi informado que a meta institucional de 100 TB foi atingida, mas que, apesar disso, é necessário que os servidores mantenham o esforço de utilizar, no máximo, 15GB de armazenamento.

Informações sobre este tema estão reunidas na página Política de Armazenamento de Dados do Google.

Editais da Proeppi

O Campus Jacarezinho incluiu na pauta o tema “Exigências e limitações nos editais da Proeppi”, relacionado às regras utilizadas pela Pró-Reitoria em seus editais. A sugestão foi a de ajustar algumas dessas exigências, como, por exemplo, a obrigatoriedade de se ter um servidor que atue como vice-coordenador nos projetos apresentados.

Representante da Proeppi explicou que tais regras foram instituídas por questões legais relacionadas aos recursos financeiros – geralmente, os editais têm prazo específico, que não pode ser descumprido, e, por esse motivo, é necessário que exista um reprpesentante substituto, em caso de qualquer tipo de impedimento do titular (coordenador), para que não haja prejuízo ao projeto ou ao IFPR.

Outro ponto levantado diz respeito à necessidade de se instituir um instrumento de controle sobre a carga horária docente destinada às atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação.

Ficou decidido que, por ora, a regulamentação institucional sobre esses temas será mantida e, oportunamente, após a realização de estudos técnicos, pode passar por revisão.

Passaporte da vacina

Em atenção ao processo reencaminhado pelo Consup, os membros do Codir deliberaram sobre o tema “Passaporte da vacina”.

Os dirigentes apontaram para a necessidade de revogar a exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para ingresso e permanência nos ambientes da instituição.

Foram indicados três representantes do Codir para instruir o processo formalizando essa proposição, que, nos próximos dias, será encaminhada para deliberação do Consup.