Codir aprova diretrizes para a realização do Processo Seletivo IFPR 2022-2023 – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Codir aprova diretrizes para a realização do Processo Seletivo IFPR 2022-2023

O Colégio de Dirigentes do IFPR (Codir) realizou reunião extraordinária nesta terça-feira (22). Na pauta, esteve a definição das diretrizes para a organização do Processo Seletivo IFPR 2022-2023 para os cursos técnicos de nível médio.

Confira o que foi decidido:

Prova x sorteio

A maioria dos dirigentes votou favoravelmente à aplicação de provas como forma de ingresso: foram 24 votos pela prova e seis pelo sorteio (no contexto da pandemia de covid-19, os últimos dois processos seletivos do IFPR foram baseados na realização de sorteios).

Após as chamadas complementares, sorteios públicos para o preenchimento de vagas ociosas, se houver, ainda poderão ser realizados.

Bancas de heteroidentificação

Sobre as bancas de heteroidentificação, as diretrizes aprovadas pelo Codir foram as seguintes:

• As bancas devem ser realizadas antes da aplicação das provas, o que amplia as possibilidades de reopção dos candidatos nas cotas em que concorrem;
  • As bancas devem ser realizadas pela instituição a ser contratada para a execução do Processo Seletivo, de maneira remota (videoconferência).

Bancas de verificação de egresso de escola pública

As bancas para a verificação de estudante egresso de escola pública devem ser realizadas depois da publicação do resultado provisório e essa análise ficará sob a responsabilidade dos campi do IFPR (e não da empresa ou fundação contratada).

Cronograma*

O Codir também aprovou a proposta de cronograma do Processo Seletivo IFPR 2022-2023 sugerida pela Comissão do Processo Seletivo (Comps).

As datas, que valem tanto para a seleção de estudantes dos cursos técnicos quanto para os de nível superior, são as seguintes:

• Publicação do Edital: julho de 2022;
  • Inscrições: de 04/07/22 a 08/08/22;
  • Lista Provisória de Inscritos: 23/08/22
  • Edital de convocação bancas de heteroidentificação: 25/08/22
  • Período de realização das bancas de heteroidentificação; análise dos atestados ou laudos médicos; Análise dos documentos dos candidatos indígenas: de 01 a 16/09/22;
  • Resultado provisório das bancas de heteroidentificação e análise dos atestados ou laudos médicos e dos documentos dos candidatos indígenas: 22/09/22;
  • Recursos contra o resultado provisório: 26/09 a 27/09/22;
  • Homologação final das inscrições: 04/10/22;
  • Aplicação das provas: outubro de 2022.

*As datas podem ser alteradas ao longo do ano.