Clínicas esportivas preparam atletas do IFPR para competições – Instituto Federal do Paraná

Esportes

Clínicas esportivas preparam atletas do IFPR para competições

Fotografia colorida em ambiente interno. Em primeiro plano, estão as atletas do time de vôlei feminino do IFPR. Elas estão em quadra e comemoram um ponto.

Atletas do IFPR durante competição dos Jogos Dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), realizados em São José dos Pinhais, em 2017.

Pelo terceiro ano, nos meses de maio e junho, as clínicas esportivas do IFPR reúnem estudantes-atletas dos campi. Divididas por modalidades esportivas, as clínicas são uma oportunidade de integrar e treinar os estudantes e as equipes, permitindo o entrosamento dos atletas que representam o IFPR nas competições esportivas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

As clínicas foram a maneira que os professores que atuam como treinadores encontraram para tornar as equipes da do IFPR mais competitivas frente aos adversários das outras instituições da região sul.

Segundo André Cancella, da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), havia uma disparidade de rendimento e competitividade quando o IFPR participava dos Jogos da Região Sul (JIF Sul), pois os outros institutos federais já possuem uma estrutura esportiva consolidada, enquanto no IFPR ainda há alguns campi sem equipamentos esportivos (ginásios ou quadras).

“Até a criação das clínicas esportivas, o campeão de alguma modalidade no JIFPR representaria a Instituição no JIF Sul e consequentemente, sagrando-se campeão, garantia a vaga para o Jogos Nacionais. Em 2017, após o Fórum do Esporte, foi determinado que o JIFPR deveria acontecer no final do ano [até então acontecia no 1º semestre antes devido ao calendário esportivo], para que fosse um momento de congraçamento entre a comunidade acadêmica e não tivesse mais esse caráter seletivo”, explica.

Cancella destaca que desse modo as clínicas tornaram-se uma espécie de laboratório, no qual os coordenadores das modalidades avaliam a performance de alguns estudantes e os selecionam para integrarem as equipes (modalidades coletivas), além das modalidades individuais.

Critérios de participação

O critério para participação nas clínicas esportivas deste ano foi o resultado obtido nos JIF Sul e Jogos Nacionais de 2018. Os atletas de modalidades coletivas e individuais que terminaram entre os três primeiros colocados garantiram automaticamente presença na edição 2019 dos Jogos Nacionais.

“Ainda assim, ponderamos com os coordenadores das modalidades individuais e coletivas, junto à Comissão Organizadora, a nossa preocupação quanto à formação e participação das equipes e atletas, considerando que alguns atletas poderiam ser egressos em 2019, e qual o impacto disso na manutenção da competitividade da equipe; também considerando os custos relacionados à preparação e participação no evento. Após as reuniões, definimos que as delegações poderiam ser compostas por até 90 atletas e dez servidores, ratificamos as modalidades para as vagas restantes e os critérios de organização e participação dos estudantes com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos públicos e realizamos o planejamento para as clínicas esportivas”, ressalta Cancella.

Clínicas acontecem em maio e junho

As clínicas esportivas de futsal masculino, tênis de mesa masculino e feminino e voleibol de quadra masculino e feminino já foram realizadas (veja abaixo). Em junho, acontecem as de basquete masculino e handebol masculino e feminino.

• Futsal Masculino: 16 e 17 de maio, em Ivaiporã.
    Coordenador: Prof. Roberto Teixeira Alves do Campus Paranaguá.
  • Tênis de mesa masculino e feminino: 17 de maio, em São José dos Pinhais.
    Coordenador: Prof. Washington Luiz da Costa do Campus Londrina.
  • Voleibol de quadra masculino e feminino: 18 e 19 de maio, em Irati.
    Coordenadores: Prof. Roger Mazur do campus Irati, Prof. Vera Azambuja do Campus Coronel Vivida e Prof. Rafael Cesar Ferrari dos Santos do Campus Jaguariaíva.
  • Basquete masculino: 04 a 06 de junho, em Curitiba.
    Coordenador: Prof. Renato do Campus Curitiba.
  • Handebol masculino e feminino: 17 de junho, em Palmas.
    Coordenadores: Prof. Diogo Foschiera do Campus Palmas, Prof. Franciele Baliero do Campus Assis Chateaubriand e Prof. Mariana Maranho do Campus Telêmaco Borba.

Jogos Nacionais

A expectativa é de que as clínicas esportivas sejam um preparatório para os Jogos Nacionais – programados para acontecer de 29 de setembro a 04 de outubro (1ª etapa), e 07 a 12 de outubro (2ª etapa) de 2019 – em Guarapari (ES), com realização do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A edição de 2019 dos Jogos Nacionais marca a comemoração dos dez anos de criação dos Institutos Federais e reunirá cerca de 4 mil estudantes-atletas de 41 Instituições de todo o país.