Chegou a vez dos Jogos Nacionais! Confira a seleção de atletas que compõem a delegação do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Esportes

Atletas disputam bola em jogo de Handebol Feminino
IFPR irá com uma delegação de 45 estudantes para os Jogos Nacionais. Handebol é uma modalidades que o IFPR vai competir

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) sedia os Jogos dos Institutos Federais a partir de 07 de outubro. O evento nacional comemora os dez anos da criação dos Institutos Federais e também os 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  De acordo com o IFES, a edição irá reunir 1700 pessoas nas competições esportivas em Guarapari/ES, que fica a 51 km da capital Vitória.

Nesta edição dos Jogos, 28 Institutos Federais, mais Cefet-MG e Colégio Pedro II, irão enviar atletas para as competições. A previsão era maior, mas o bloqueio de recursos reduziu as delegações e impactou na participação das instituições federais de ensino. Ao invés de 90 estudantes, apenas 45 compõem cada delegação. Outro impacto foi o redimensionamento do evento para cinco dias de competição. Saiba mais detalhes sobre as adequações realizadas na estrutura do evento nacional.

Competições serão entre 07 e 12 de outubro

A chegada das delegações está prevista para dia 06 de outubro, para credenciamento. Os jogos iniciam no dia seguinte, 07 de outubro.  A cerimônia oficial de abertura dos Jogos dos Institutos Federais será no dia 08 de outubro, ás 19h30. As competições se encerram no dia 12, ao meio-dia.

Serão cinco locais de competições para as onze modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de praia e Xadrez.

IFPR vai em busca de medalhas

O IFPR irá competir nas seguintes modalidades: atletismo (feminino e masculino), basquete (masculino), futsal (masculino), handebol (feminino), judô (masculino), tênis de mesa (feminino e masculino) e xadrez (feminino).  A delegação é composta por 45 estudantes e oito servidores, que atuam como coordenadores técnicos das modalidades e o chefe da delegação, irão realizar o acompanhamento dos atletas.

“Embora estejamos focados em realizar uma boa participação nos Jogos Nacionais, entendemos o esporte como algo que vai muito além da competição”, explica André Cancella, da coordenação de Ações Esportivas da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). “O esporte é fundamental para a educação que realizamos nos Institutos Federais, em que estamos comprometidos com a formação integral e de cidadãos. Este aspecto é tão fundamental que empreendemos todos os esforços possíveis no sentido de assegurar a participação do IFPR nos Jogos Nacionais e de manter os Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR). São momentos de congraçamento e integração muito importantes para nossos estudantes”, conclui.

Confira os resultados os estudantes do IFPR na edição 2018 dos Jogos Nacionais, realizado em Fortaleza

Na lista de estudantes convocados e que vão para Guarapari/ES, entre 07 e 12 de outubro, representar o IFPR nos Jogos dos Institutos Federais destaque para a atleta Larissa Misma Gouveia Lima, do Campus Jaguariaíva. A esportista na modalidade arremesso de peso foi campeã nos jogos realizados em Fortaleza, em 2018 e é recordista na prova com a marca de 11,13 m, na 8ª edição do evento nacional, realizado em Poços de Caldas (MG) no ano de 2017. Ela foi entrevistada quando disputou os Jogos do IFPR, no ano passado em Umuarama.

O desempenho e os resultados dos atletas foram alguns dos critérios adotados pelos coordenadores técnicos para definição da participação do IFPR no evento nacional.

Confira todos os convocados, por campus e modalidade:

Campus Jaguariaíva

Izadora Daniele Haito – Handebol

Campus Telêmaco Borba
Luiza Guimarães de Oliveira – Handebol

Clínicas Esportivas são estratégia para preparação dos atletas

As clínicas esportivas serão, novamente, a estratégia de preparação dos atletas do IFPR nas modalidades coletivas inscritas para participar dos Jogos Nacionais. A segunda etapa das clínicas foi realizada, em setembro, em Palmas, para Handebol (feminino). Já para as modalidades Basquete e Futsal (masculino), as clínicas serão em Curitiba, entre 03 e 05 de outubro. Na capital, portanto, a preparação será finalizada um pouco antes do embarque da delegação com destino a Guarapari, que ocorre também no dia 05.

Com informações do Boletim Informativo dos Jogos dos Institutos Federais 2019