Chamadas Internas Específicas dos Campi são discutidas em reunião – Instituto Federal do Paraná

Chamadas Internas Específicas dos Campi são discutidas em reunião

No dia 02 de dezembro, foi realizada reunião da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) com os gestores dos campi do IFPR para orientação e planejamento das Chamadas Internas Específicas dos Campi (Ciec), relacionadas aos editais dos programas da pró-reitoria para 2021. Os editais serão lançados a partir de fevereiro do próximo ano.

Na ocasião foram dadas orientações e informações gerais acerca do processo, tiradas dúvidas sobre o tipo de recurso a ser utilizado e foi apresentado cronograma do lançamento dos editais e das respectivas chamadas. Os campi têm até o dia 22 de janeiro de 2021 para confirmação de interesse e informação dos valores a serem disponibilizados.

A partir de 2018, com a aprovação pelo Conselho Superior (Consup) do IFPR dos programas da Proeppi, é prevista a publicação das Ciec vinculadas aos editais da pró-reitoria. Desta forma, todos os servidores interessados em submeter projetos de Extensão, Pesquisa e/ou Inovação para serem contemplados com bolsas de auxílio aos estudantes e/ou auxílio financeiro ao pesquisador deverão submeter seus projetos aos editais da pró-reitoria.

Em 2020, os campi Curitiba, Ivaiporã, Londrina, Palmas e Paranavaí já participaram da Chamada, possibilitando uma ampliação na disponibilização de recursos para os projetos. Além das cotas já previstas com recursos da Proeppi, foram oferecidas ao todo pelas Ciec mais 29 cotas para auxílio pesquisador e 17 bolsas de auxílio ao estudante. No edital de manutenção de equipamentos, lançado em outubro, vários campi também puderam contribuir com recursos via Ciec.

“A ação visa otimizar os recursos financeiros, trazer transparência e eficiência na avaliação e acompanhamento dos projetos, bem como garantir um maior quantitativo de projetos a serem contemplados”, salienta Mônica Luiza Simião Pinto, da Proeppi.

Chamada Interna Específica é o documento que realiza a chamada dos projetos e/ou propostas classificados pelos editais internos dos programas da Proeppi, que serão contemplados com recursos financeiros, e pode ser emitida pela Proeppi e/ou pelos campi. No caso dos campi é denominada Chamada Interna Específica do Campus (Ciec), e é publicada por programa e campus.