Cerimônia de abertura dos JIFPR 2019 é marcada por muita festa e emoção – Instituto Federal do Paraná

JIFPR

Cerimônia de abertura dos JIFPR 2019 é marcada por muita festa e emoção

Cerimônia de abertura contou com muita festa e emoção

Nesta terça-feira (10), no Ginásio Municipal Monsenhor Engelberto, na cidade de Palmas (PR), foi realizada a cerimônia de abertura da 9ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR). O evento, que será realizado até o dia 14 de dezembro, contou com desfile das delegações de 25 campi, acendimento da pira olímpica e apresentações culturais.

A cerimônia contou com a participação do reitor pro tempore Odacir Antonio Zanatta, do pró-reitor de Ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, da representante dos estudantes do Diretório Central dos Estudantes do Campus Palmas, Alessandra Firmino, do diretor-geral do campus, Roberto Carlos Bianchi, da diretora de Assuntos Estudantis, Marilisi Fischer, dentre outras autoridades.

“A realização dos Jogos do IFPR proporciona um grande momento de congraçamento aos atletas e professores. Percebemos a empolgação de todos aqui presentes. O Instituto se preocupa muito com a formação integral do aluno e, desta forma, a realização desse evento faz com que todo um planejamento seja concretizado, seja com a inauguração do refeitório um dia antes para dar suporte às delegações ou com a infraestrutura de quadras poliesportivas em praticamente todos os campi do IFPR”, comenta Zanatta.

Desfile das delegações

As 25 delegações desfilaram com muito entusiasmo, cada uma com uma música-tema e sua bandeira. O evento conta com a participação de cerca de 800 estudantes-atletas disputando dez modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

Após o desfile, a estudante de Letras do Campus Palmas, Stefani Skodowski, cantou o Hino Nacional Brasileiro.

Apresentações culturais

O evento foi abrilhantado por quatro apresentações de coreografias do Grupo Studio de Dança Sintonia do Corpo, da cidade de Palmas. Após, houve apresentação de dança dos estudantes de Administração e Cooperativismo do Campus Avançado Coronel Vivida e de alunos do Campus Jaguariaíva.

Em seguida, a aluna Larissa Misma Gouveia, do Campus Jaguariaíva, entrou com o Fogo Olímpico e realizou o acendimento da pira olímpica.

Troféus de participação

As delegações dos 25 campi participantes receberam troféu de participação dos JIFPR e placa de agradecimento por fazerem parte da 9ª edição do evento.

“O evento é uma grande festa da construção coletiva que é o IFPR. O esporte entra como parte da formação integral que nos comprometemos a oferecer”, comenta Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino do IFPR.