Cerca de 8 mil vagas na modalidade a distância são oferecidas pelo IFPR; ingresso é via sorteio público – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

Cerca de 8 mil vagas na modalidade a distância são oferecidas pelo IFPR; ingresso é via sorteio público

Publicado em

Copiado!
Imagem de fundo colorido com texto "Processo Seletivo EaD2020"

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo EaD IFPR 2020 para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, na modalidade a distância. As 7.960 vagas são para os cursos de Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística e Meio Ambiente e são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio. A distribuição, de acordo com os 78 polos EaD do IFPR, encontra-se no anexo I do Edital.

As inscrições, a serem realizadas na página eletrônica da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) do IFPR, são gratuitas e encontram-se abertas de 28 de novembro até 23 de janeiro de 2020. A forma de ingresso será por Sorteio Público, que acontecerá dias 04, 05 e 06 de março de 2020.

O resultado final será divulgados no dia 18 de março. Os cursos, que se iniciam ainda em 2020, são na modalidade a distância, com aulas presenciais nos polos EaD uma vez por semana.

Antes de fazer sua inscrição, leia o Edital na íntegra.

Inscrições são realizadas on-line até 23 de janeiro

As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet, na página eletrônica da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) do IFPR, no período compreendido das 08h do dia 28 de novembro de 2019 até 23h59min do dia 23 de janeiro de 2020.

A relação provisória dos inscritos será publicada no dia 27 de janeiro. Os candidatos poderão interpor recurso nos dias 28 e 29 de janeiro por meio de formulário específico a ser disponibilizado no site da DSEaD. A homologação dos inscritos no Processo Seletivo EaD IFPR 2020 será publicada no dia 30 de janeiro.

Todas as informações estão nos artigos 8º ao 11º do Edital.

80% das vagas são destinadas a 10 diferentes cotas

O caráter inclusivo do IFPR está manifestado em sua política de cotas, que destina 80% de suas vagas a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os candidatos que se autodeclararem em alguma das 10 categorias de cotas passarão por bancas de verificação, conforme o Edital.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

Além das vagas descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.

Todas as informações estão nos artigos 5º ao 17º do Edital.

Sorteio público acontecerá dias 04, 05 e 06 de março

A seleção para ingresso nos cursos será efetivada em uma única etapa, compreendendo a realização de sorteio público, cujo edital será publicado no dia 03 de março, na página eletrônica da DSEaD, contendo a data, local, horário, link de acesso para acompanhar o sorteio e lista de candidatos habilitados.

O sorteio público acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de março, por meio de sistema de sorteio eletrônico desenvolvido para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os sorteios serão realizados por polo e turmas, considerando o número de vagas disponíveis para cada cota, conforme anexo II do Edital.

Não haverá sorteio público para as turmas nas quais o número de inscritos for menor que o número de vagas. Nesse caso, todas as inscrições serão direcionadas para ampla concorrência e todos os candidatos serão aprovados e classificados em ordem alfabética.

A divulgação do resultado provisório será realizada no dia 09 de março, conforme cronograma, no site da DSEaD.

Os candidatos poderão interpor recurso no período de 10 e 11 de março, por meio de formulário específico a ser
disponibilizado na página eletrônica da DSEaD.

O resultado final do Processo Seletivo EaD IFPR 2020, a chamada geral e o cronograma de matrícula serão divulgados no dia 18 de março, por meio de listagem nominal, na página eletrônica da DSEaD.

A matrícula da chamada geral, para todos os polos e cursos ofertados, será no período de 23 a 27 de março, conforme cronograma de matrículas. Confira a listagem de documentos necessários no artigo 27 do Edital.

Todas as informações estão nos artigos 18 ao 30 do Edital.

Chamadas complementares e sorteio aberto de vagas remanescentes

A 1ª chamada complementar será publicada no dia 31 de março, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá nos dias 02 e 03 de abril.

A 2ª chamada complementar será publicada no dia 14 de abril, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá nos dias 16 e 17 de abril.

A 3ª chamada complementar será publicada no dia 22 de abril, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá no dia 24 de abril.

Para os polos sem lista de espera, as vagas remanescentes serão destinadas via sorteio público aberto à comunidade. Isto é, qualquer pessoa, mesmo que não tenha participado do Processo Seletivo EaD IFPR 2020, poderá concorrer a uma vaga, desde que respeitadas as exigências legais para ingresso em cursos técnicos de nível médio.

A publicação do edital para o 1º sorteio público das vagas remanescentes bem como o início das inscrições, será no dia 07 de abril, no site. A homologação dos inscritos no dia 09 de abril e o sorteio ocorrerá em 14 de abril, sendo que a matrícula será no dia 15 de abril.

A publicação do edital para o 2º sorteio público das vagas remanescentes, bem como o início das inscrições, será no dia 22 de abril, no site. A homologação dos inscritos no dia 24 de abril e o sorteio ocorrerá em 27 de abril de 2020, sendo que a matrícula será no dia 28 de abril.

Todas as informações estão nos artigos 31 ao 36 do Edital.

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail ps.ead@ifpr.edu.br ou (41) 3535-1800.
Topo