Carta do 2º Encontro dos Neabi é entregue ao reitor do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Carta do 2º Encontro dos Neabi é entregue ao reitor do IFPR

Fotografia colorida em ambiente interno. Em primeiro plano, um grupo de quatro pessoas segura a carta do 2º Encontro dos Neabi do IFPR.
Na foto, da esquerda para a direita: a docente Patrícia Meyer, coordenadora do Neabi do Campus Curitiba; o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; a diretora de Extensão, Arte e Cultura do IFPR, Mônica Pinto; e o ouvidor do IFPR, Cézar Fonseca. Os servidores realizaram a entrega da Carta do 2º Encontro dos Neabi do IFPR.

Nesta quarta (14), representantes dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e participantes do 2º Encontro dos Neabi do IFPR estiveram presentes na Reitoria, em Curitiba, para a entrega de uma carta ao reitor do IFPR.

O documento foi construído ao final do encontro, cuja primeira etapa, presencial, foi realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Campus Curitiba. O documento foi construído pelos representantes dos Neabi dos campi, como um ato político-pedagógico resultante do encontro.

A entrega foi realizada pelos servidores Mônica Luiza Simião Pinto, diretora de Extensão, Arte e Cultura do IFPR; Patrícia Meyer, docente do Campus Curitiba e integrante do Neabi da unidade, que realizou o evento; e Cézar Fonseca, ouvidor do IFPR e integrante da mesa de abertura.

A carta entregue ao reitor do IFPR traz sugestões de ações que visam promover a equidade racial na instituição, a construção de uma cultura antirracista, a educação em direitos humanos, a permanência e êxitos dos estudantes negros e indígenas, o fortalecimento dos Neabi e a adoção de práticas que coíbam atos de racismo dentro do IFPR.

“Salientamos que a presente Carta tem caráter político-pedagógico, prevendo o planejamento e execução de políticas institucionais que envolvam servidores e estudantes. Considera o compromisso do IFPR com a promoção da educação para as relações étnico-raciais e em prol dos Direitos Humanos. Entendemos que cabe a nossa instituição trabalhar arduamente pela justiça social, para avançar na equidade de direitos, condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito”, diz um trecho do documento.

Confira a íntegra da Carta do 2º Encontro dos Neabi do IFPR.

Além da etapa presencial, o encontro contou também com uma segunda etapa online, onde foram apresentados resumos expandidos de trabalhos encaminhados para o Dossiê Revista Difusão: Educação das Relações Étnico-Raciais, nos dias 7 e 8 de dezembro.

Confira aqui fotografias e a cobertura completa do evento.

Neabi agora tem vídeo institucional

Durante o encontro, foi realizado o lançamento do vídeo institucional dos Neabi do IFPR, produzido por estudantes do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo, do Campus Curitiba. O vídeo tem o objetivo de apresentar o que é o Neabi, o que ampara seu funcionamento, os projetos e ações realizadas. Também destaca sua importância para a Educação em Direitos Humanos (EDH), na promoção da reflexão sobre questões étnico-raciais e na perspectiva de uma Educação Antirracista.

O projeto foi realizado no estágio obrigatório do Curso Técnico Subsequente de Produção de Áudio e Vídeo IFPR Campus Curitiba, em outubro de 2022, pelos estudantes Gabriela Oyama, Bianca Banfi e Gabriel Martins, sob supervisão das docentes Fabiana Moro Van Abbema, Cássia Cristina Moretto da Silva e Patrícia Meyer.

Vídeo institucional do Neabi foi produzido por estudantes do curso técnicos em Produção de Áudio e Vídeo do Campus Curitiba