Capacitação do IFPR discute acessibilidade e Sistema de Bibliotecas – Instituto Federal do Paraná

Capacitação do IFPR discute acessibilidade e Sistema de Bibliotecas

De 22 a 26 de junho, acontece, no Instituto Federal do Paraná, o Encontro das Equipes da Rede de Bibliotecas do IFPR 2015, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens). Dentre os assuntos abordados, estão o Sistema de Bibliotecas (Sibi) e a acessibilidade nestes locais, além de um treinamento do Sistema Pergamum.

“Encontros de formação como esse, que reúnem os bibliotecários de todos os câmpus, a maioria deles recentes na Instituição, são muito importantes, pois permitem que eles se conheçam e reforçam o caráter de trabalho cooperativo em equipe. O trabalho do Bibliotecário é bastante técnico, e encontros assim são imprescindíveis. Além disso, o software que utilizamos, o Sistema Pergamun, é muito sofisticado, o que requer treinamento constante”, afirma Evandra Campos Castro, Coordenadora Geral de Bibliotecas, da Proens.

Nos primeiros dias, aconteceram discussões por videoconferência (veja aqui como foi a abertura) entre servidores do IFPR e profissionais de outras instituições.

Dia 22, foi discutido o tema “Acessibilidade em Bibliotecas”, entre a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e as equipes que atuam na rede de bibliotecas dos câmpus, sendo que o convite foi estendido às comissões locais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). A conversa contou com a palestra da Professora Adriane Roberta de Macedo, docente de Campo Largo, que falou sobre as possíveis medidas práticas que cada bibliotecário pode adotar em seu ambiente. Macedo também dissertou sobre atitudes específicas e simples que os servidores devem tomar em relação ao atendimento às pessoas com necessidades específicas e alterações que melhoram a acessibilidade relativa ao espaço físico. Além disso, alertou para a existência de algumas tecnologias gratuitas na internet, a exemplo do software DOSVOX, como ferramenta para o trabalho com portadores de deficiência visual.

A reunião contou com a participação da pedagoga Marilisi Fischer, responsável pela Coordenadoria do Napne, que explanou sobre a importância de os bibliotecários se envolverem nas discussões deste Núcleo e destacou a competência em dar apoio a toda a comunidade nas questões relacionadas à inclusão e à acessibilidade.

A reunião sobre o Sistema de Bibliotecas (Sibi) aconteceu na terça-feira (23) e contou com a participação da bibliotecária Marouva Fallgatter Faqueti, do Instituto Federal Catarinense (IFC), que palestrou sobre o panorama das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e fez recomendações pontuais sobre a formação das Comissões Técnicas de Trabalho (CTTs) e orientações sobre a construção do projeto e/ou regulamento do Sibi do IFPR. Faqueti também é presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede (CBBI).

Na última parte do programa, está ocorrendo, desde quarta-feira (24) no Câmpus Curitiba, um treinamento presencial do Sistema Pergamum, ministrado por Regiane Martins, da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR). Ao todo, 18 servidores estão participando, de 17 câmpus diferentes. Este sistema é utilizado para organizar e catalogar livros, facilitando – de forma integrada – a busca e consulta de alunos e profissionais.

Segundo Ana Rezende Kurita, do Câmpus Pitanga, “Cursos de formação como esse são essenciais, porque nos permitem conhecer melhor as funcionalidades do sistema que utilizamos, além de permitir que conheçamos os nossos colegas de trabalho e também outros câmpus do IFPR”.

O  Encontro das Equipes da Rede de Bibliotecas do IFPR 2015 se encerra na tarde desta sexta-feira (26).]]>