Campus Jacarezinho inaugura ginásio esportivo – Instituto Federal do Paraná

Campus Jacarezinho inaugura ginásio esportivo

Foto de uma quadra com pessoas posicionadas como um time de futebol com reitor à direita

O Campus Jacarezinho realizou, no dia 30 de abril, a inauguração de seu ginásio poliesportivo. Trata-se de um espaço de aproximadamente 1.500 m², equipado com quadra poliesportiva, vestiários, enfermaria, sala de ginástica, palco e arquibancadas para aproximadamente 800 pessoas. O evento contou com a presença do reitor pro tempore do IFPR – Odacir Antonio Zanatta –, de autoridades locais, do diretor-geral – Rodolfo Fiorucci –, além de servidores e estudantes do campus.

O esporte como parte da formação integral

Para Fiorucci, foi um grande prazer inaugurar o ginásio poliesportivo: “o ginásio para nós, no campus, é um ganho, porque finalmente temos uma quadra para os estudantes. Buscamos sempre valorizar todas as áreas do conhecimento, e a educação física é fundamental no processo educativo, uma vez que desenvolve autoestima, confiança, sociabilidade, autoconhecimento corporal, melhoria na qualidade de vida. Ela é fundamental no processo educativo escolar”.

Odacir Zanattta, por sua vez, não deixou de manifestar sua satisfação em inaugurar a sexta quadra nos campi do Instituto Federal do Paraná: “em primeiro lugar, quero manifestar minha grande alegria de estar aqui no Campus Jacarezinho para esse momento de extrema importância para o campus, para a comunidade local e para todo o Instituto Federal do Paraná. Este é o sexto ginásio de esportes que inauguramos, o que é uma alegria muito grande porque o esporte, no Instituto Federal do Paraná, faz parte da formação integral dos estudantes, não é apenas competição”.

O evento se encerrou com uma divertida partida de futebol, a primeira partida oficial da quadra, entre estudantes e professores. O pontapé inicial foi dado pelo reitor, mas os gols ficaram por conta dos estudantes. Foram oito, contra apenas cinco dos professores. Não poderia ser diferente: em situações como essas, são sempre os estudantes que saem ganhando.

A inauguração na visão de professores e estudantes

Para Elaine Valéria Candido Fernandes, professora de educação física do campus, é “realmente uma satisfação imensa essa aquisição. O ginásio de esportes traz um diferencial nas aulas, pois permite desenvolver de forma mais eficiente todo conteúdo referente às área da educação física. Ter o ginásio como referência para as aulas é muito importante para que consigamos apresentar, de fato, algumas modalidades esportivas”. A professora destaca que, com o ginásio, será possível atender mais alunos: “estamos imensamente felizes e agora conseguiremos colher mais frutos, principalmente nas atividades de treinamento esportivo, pois poderemos agregar mais alunos e atendê-los de forma mais adequada”.

Já para Maria Clara Rezende, presidente do grêmio estudantil e estudante do curso Técnico de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, o ginásio facilita muito a vida dos estudantes: “o pessoal tem gostado bastante porque facilita muito. Antes tínhamos que sair do campus, emprestar quadra… agora fica bem mais fácil. Nós interagimos mais, conseguimos fazer gincanas, trabalhos e atividades físicas”. Maria Clara acrescenta que, com o ginásio, as aulas de educação física passaram a ser mais bem aproveitadas, fato pelo qual agradece: “ficamos muito agradecidos pelo que a reitoria e a direção do campus tem feito”.

Lívia Kely Camargo Silva, estudante do curso técnico de Alimentos Integrado ao Ensino Médio e atleta de futebol de salão, declara que a quadra representa um marco para o campus: “com o ginásio, os estudantes terão mais oportunidades para praticar esportes, principalmente as mulheres, que poderão utilizar o local para treinar e, assim, representar o campus nas competições em que participam”.

O diferencial do Campus Jacarezinho

Zanatta destacou também seu carinho pelo Campus Jacarezinho e o orgulho que sente pelo trabalho que vem sendo realizado na unidade: “eu sou um fã de carteirinha do campus e da metodologia que o Campus Jacarezinho adota, uma metodologia inovadora, premiada recentemente como uma das sete escolas inovadoras do Brasil. É um orgulho muito grande para nós. É uma realidade local transformada por uma instituição de ensino cujo padrão de qualidade não existe em outro local no Brasil, a não ser na Rede Federal. É uma instituição que trabalha desde a educação básica até a educação superior”.

O reitor pro tempore, por fim, analisou o contexto atual do Campus Jacarezinho: “com uma equipe relativamente enxuta, o Campus Jacarezinho atende aproximadamente 800 estudantes com cursos que impactam a realidade local, como o curso de Engenharia de Controle e Automação. No futuro, o Campus Jacarezinho terá a possibilidade de chegar a 70 professores, 45 técnicos administrativos e, com isso, alcançar 1.400 estudantes e partir para programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, os quais completam todo o ciclo educativo”.

Com informações do Campus Jacarezinho