Campus Ivaiporã produz álcool 70% junto à comunidade do município – Instituto Federal do Paraná

Campus Ivaiporã produz álcool 70% junto à comunidade do município

Neste momento em que a população mundial está vivendo sob cuidados para evitar a contaminação com o novo coronavírus (Covid-19), o Campus Ivaiporã está produzindo álcool 70% junto à comunidade do município.

Com uma articulação com diversas lideranças, pessoas e instituições da cidade, o Instituto Federal do Paraná está conseguindo produzir álcool 70% para tentar amenizar a falta do produto na rede pública de saúde. “A intenção futura é também conseguir atender a rede privada e municípios vizinhos, os quais já demonstraram interesse na ação. Estamos buscando parcerias para isso”, comenta Mateus Falleiros, professor do IFPR.

“Seguindo sempre os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o aval da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, nossa primeira produção atingiu 50 litros, e que já foi levada pela Secretaria para distribuição nas unidades de saúde”, salienta Falleiros.

Processo de produção

Com a doação de álcool 96,5% por parte da prefeitura do município, para diluição e produção do álcool 70%, e fornecimento de embalagens por parte da comunidade em geral, cabe ao Instituto realizar a produção para posterior distribuição para hospitais, clínicas, postos de saúde e outras instituições.

“A Secretaria nos passou que a quantidade necessária é de 250 litros por semana, ou seja, três mil litros para os três meses previstos de combate à pandemia”, diz o professor. No Campus Ivaiporã há um revezamento para que seja evitada contaminação dos participantes da ação. Quatro pessoas participam da sanitização das embalagens e três pessoas na produção do álcool 70%. “Não incluímos alunos no processo, pois consideramos ser uma atividade de risco”, aponta Falleiros

“Cada litro desse álcool produzido é muito importante, pois pode representar muitas vidas salvas”, finaliza Mateus Falleiros, professor do IFPR e um dos responsáveis pela ação.