Campus Colombo conclui curso de boas práticas na fabricação e produção de alimentos – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campus Colombo conclui curso de boas práticas na fabricação e produção de alimentos

Publicado em

Copiado!

O Campus Colombo do Instituto Federal do Paraná concluiu, na última quarta-feira (22), o curso “Treinamento de Boas Práticas de Fabricação na Produção de Alimentos”, voltado para pessoas que trabalham com alimentação.

Com 43 participantes e duração de 20 horas, o curso aconteceu entre os dias 25 de maio e 22 de junho, e teve como público-alvo merendeiras, auxiliares de cozinha, profissionais que trabalham em lanchonetes, indústrias produtoras de alimentos, restaurantes, padarias e pequenos produtores de alimentos.

“O despreparo dos manipuladores é refletido na higiene pessoal, nas operações de higiene e sanitização de equipamentos e utensílios, levando à contaminação do alimento preparado. O treinamento de manipuladores de alimentos é de fundamental importância em todos os estabelecimentos da área, seja indústria ou serviços de alimentação”, explica a professora Michele Rosset, coordenadora do projeto. De acordo com ela, todos que trabalham com manipulação de alimentos devem ser informados e conscientizados sobre seu papel na proteção do alimento contra a contaminação e a deterioração, antes de iniciar as atividades nos estabelecimentos produtores de alimentos.

Segundo Michele, a proposta do projeto visou atender a necessidade dos profissionais que atuam nos estabelecimentos produtores e fornecedores de alimentos, orientando-os às regras e legislações vigentes.

Durante as aulas, foram abordados temas como Composição Básica dos Alimentos, Legislação de Boas Práticas de Fabricação, Noções de Microbiologia de Alimentos e Doenças Transmitidas por Alimentos, Boas Práticas de Fabricação, Higiene e Sanitização e Programas de Qualidade em Serviços de Alimentação, ministrados pelos professores do Campus Colombo, Ariane Saldanha de Oliveira, Richard Jojima Nagamato e Michele Rosset. Participam também do desenvolvimento do projeto os alunos João Miguel França Corcovado, Alana de Freitas do Amarante, Rebeca Taborda Ribas Matos e Victor Amorim.

Ao concluírem o curso, os estudantes receberam certificado e um CD com o conteúdo das aulas ministradas e com material de apoio.

Através da ação, foi possível promover maior incentivo à produção, fornecimento e consumo de alimentos seguros, com o atendimento da legislação vigente, além de estreitar laços entre o Instituto Federal do Paraná e a comunidade.

 

Topo