Campus Colombo inaugura e comemora espaço multiuso – Instituto Federal do Paraná

Campus Colombo inaugura e comemora espaço multiuso

Foto de um ambiente fechado com estudantes pintando telas e um palco
Discentes participam da cerimônia de abertura

O Campus Colombo inaugurou nesta segunda-feira, dia 29 de abril, um espaço didático multiuso com 3.153 m². A estrutura disponibiliza para os 450 estudantes da unidade, assim como para os 45 servidores, salas de aula, auditório para eventos sociais e culturais, biblioteca, laboratório de informática, de alimentos, salas administrativas, entre outros. Uma conquista bastante esperada pelos alunos que avaliaram positivamente os impactos da entrega da obra, realizada em evento com participação de gestores do IFPR e representantes da comunidade.

“É um espaço maior, que nos possibilita realizar nossas atividades de forma mais completa, explorando mais os espaços. As salas são mais arejadas, o que é essencial para nosso rendimento e não vemos a hora de ocupar essas salas”, destaca Natalia Mendes Satel, representante do Grêmio Estudantil e aluna do Curso de Alimentos. “Eu não vejo a hora de estudar nessa nova sala de aula”, completou Milena Isabel Carneiro, estudante de Informática que fez coro com a representante estudantil. “Aqui é importante para a gente conseguir focar e prestar mais atenção nas aulas”.

Apoio da Reitoria foi importante para destinação de recursos

“A comunidade acadêmica está muito feliz em receber esse prédio, pois é um esforço dos servidores do campus e da Reitoria, especialmente quanto a captação de recursos e gestão do contrato que permitiu a conclusão dessa obra”, enfatiza Juliano Alberi dos Santos, diretor de administração e planejamento do IFPR Campus Colombo.

O reitor pro tempore Odacir Antonio Zanatta lembrou que a solução em relação à estrutura do Campus Colombo foi uma prioridade para a Reitoria, na medida em que o todas as atividades pedagógicas da unidade eram realizadas em uma estrutura improvisada de um ginásio de esportes cedido pela Prefeitura. “Realizamos essa primeira reforma que assegura espaço de quatro salas de aula, espaço para laboratório e biblioteca. O desafio a seguir é a construção de um novo bloco de quatro andares, que requer um maior investimento e daí teremos um campus adequado em sua infraestrutura para muitos anos a frente”, enfatizou.

Ciro Bächtold, diretor-geral do Campus Colombo, destacou a importância da inauguração da obra por ser o primeiro prédio do IFPR na unidade. “Até agora, estávamos em um ginásio de esportes improvisado. Toda a obra foi feita com recursos próprios do IFPR. Ou seja, os quase 800 mil reais investidos são de orçamento próprio, o que tornou possível a reforma desse prédio”, salientou.

Para o estudante João Miguel França Corcovado, que cursa Informática no Campus Colombo, a inauguração da reforma significa “uma conquista para os alunos, pois agora teremos um lugar que poderemos chamar de nosso. Isso será especialmente importante para os novos alunos que chegarão e poderão vivenciar o Instituto da forma como ele é”.