1ª Semana de Informática do Campus Goioerê foi um sucesso – Instituto Federal do Paraná

1ª Semana de Informática do Campus Goioerê foi um sucesso

Publicado em

1ª Semana de Informática do Campus Goioerê foi um sucesso

1ª Semana de Informática do Campus Goioerê foi um sucesso

Ao longo da última semana, os alunos do curso Técnico em Informática do Campus Avançado Goioerê, tiveram a oportunidade de participar da 1ª Semana de Informática, realizada pelo Campus.

Durante o evento, ocorreram diversas palestras e minicursos, ministradas por professores da Instituição, e outros profissionais que voluntariamente também participaram do evento, a fim de possibilitar aos alunos, conhecimentos distintos aos vistos em sala de aula, em uma linguagem dinâmica e multidisciplinar.

No primeiro dia, o evento foi aberto com uma mesa redonda, envolvendo docentes do IFPR, das áreas de informática, sociologia e filosofia do Campus, que discutiram a relação da informática, com a filosofia, sociologia, saúde e mercado de trabalho. Seguido de uma palestra mais específica, sobre fibra ótica. Além disso, ainda tiveram a oportunidade de participarem dos minicursos de escrita de artigos e livros utilizando plataforma LaTeX, e ainda Gerenciamento de Códigos Fontes Utilizando a ferramenta Git/GitHub.

O segundo dia, iniciou com uma palestra sobre Propriedade Intelectual, seguida de outra palestra sobre Pesquisa Operacional. O dia também contou, com um minicurso sobre a Introdução da Linguagem Pascal, e outro sobre Desenho Digital, utilizando a ferramenta InksCape.

O terceiro dia foi marcado por uma palestra sobre Liderança Jovem: Os Desafios do Empreendedorismo, seguida de uma nova roda de debates, sobre a aplicabilidade da informática nas áreas de conhecimento: inglês, história, física e moda”, ministrada pelos professores do Campus. Além disso, o dia também contou com minicursos de Instalação e Gerenciamento de Câmeras de Segurança e Introdução ao Desenvolvimento com Arduíno.

No quarto e último dia, aconteceram mais duas palestras. A primeira sobre Experiência de Estudo e Oportunidades no Exterior, e a segunda sobre Hardware: por dentro de computador. Para encerrar as atividades da semana, os alunos ainda contaram com mais dois minicursos, que trabalharam o desenvolvimento de Jogos Digitais em Python com Pygame, Formatação de computadores, e Desenvolvimento Web com JavaScript.

O Balanço da 1ª Semana de Informática, foi de fato positivo, e proporcionou uma integração de todos os setores do Campus. Além disso, houve uma participação maciça de nossos alunos, que não perderam a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.

O IFPR Campus Avançado Goioerê, desde já agradece a todos que de uma forma ou de outra, contribuíram para que este evento fosse um sucesso.

Esperamos que todo o conhecimento transmitido durante a 1ª Semana de Informática do Campus Avançado Goioerê, seja a “mola propulsora” para o enriquecimento intelectual e futuramente profissional, de cada um de nossos alunos.

Topo