Campi iniciam 2019 com muitas atividades para recepcionar os alunos – Instituto Federal do Paraná

Ensino

Campi iniciam 2019 com muitas atividades para recepcionar os alunos

Publicado em

Copiado!

O mês de fevereiro representa um momento muito importante para os campi do IFPR e para os novos alunos do Instituto. O início das aulas representa o começo de um novo ciclo para os jovens ingressantes e o prosseguimento de uma jornada cheia de esperança para quem é veterano. E para recepcionar os alunos da melhor forma possível, os campi realizaram diversas atividades.

Em Barracãono dia 07 de fevereiro, estudantes e servidores tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento e os objetivos do Instituto, bem como as oportunidades que terão como estudantes na unidade.

No Campus Campo Largo nos dias 07 e 08 de fevereiro, os novos estudantes foram recepcionados pelos servidores com atividades diversificadas, a fim de integrá-los e situá-los na Rede Federal de Educação.

No primeiro dia, os alunos puderam conhecer as diretrizes que cercam os Institutos Federais, os seus direitos e deveres dentro da instituição e as peculiaridades de cada curso, seguidas de uma visita guiada aos espaços da unidade. No segundo dia, os estudantes receberam orientações de diversos setores sobre o funcionamento e função. Ainda estão programadas para acontecer, em fevereiro e março, atividades de integração, somadas a palestras e mesa-redonda com profissionais da área de cada curso.

No Campus Capanema, no dia 07 de fevereiro, foram realizadas apresentações musicais, gincanas, atividades lúdicas e uma apresentação institucional para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos. Aproximadamente 230 discentes dos cursos de Cooperativismo, Informática e Matemática participaram das ações.

“A recepção é um momento importante para que os novos alunos se sintam acolhidos, enquanto os veteranos possam continuar crescendo em sua caminhada na instituição. Desejamos que eles entendam que o IFPR é um ambiente múltiplo, voltado ao ensino, ao desenvolvimento de projetos e às atividades culturais”, explica o diretor-geral Marcos Schmitt.

No primeiro dia letivo do Campus Curitiba a programação de recepção aos alunos contou com as boas-vindas e informes gerais de servidores de diversos setores, além de palestras.

“Este é um momento especial para o Campus Curitiba, pois representa o início de um novo ciclo de grandes oportunidades de ensino e aprendizado para todos que almejam uma formação profissional alicerçada nos conhecimentos técnico-científicos da atualidade, comenta o professor Adriano Willian.

No Campus Foz do Iguaçu os alunos foram recepcionados com uma programação especial, composta por atividades lúdicas, dinâmicas e interativas. Foram realizadas performances artísticas, brincadeiras, bate-papos e dinâmicas com o objetivo de apresentar o campus, promover a interação entre calouros e veteranos, falar sobre projetos desenvolvidos, explicar os editais destinados aos estudantes e sensibilizá-los a aproveitar todas as oportunidades que o Instituto tem a oferecer.

Além da alegria, em Foz do Iguaçu, houve momentos de pura emoção. Na atividade intitulada “Experiências que inspiram”, alguns egressos e alunos foram convidados a falar e contar um pouco de suas experiências e respectivas relações com o IFPR. A técnica em Edificações Ana Ribeiro, formada em 2016, contou sua trajetória acadêmica e profissional e se emocionou ao falar da contribuição do Instituto em sua vida. “Vivi aqui três anos maravilhosos. Aprendi muito e considero um privilégio ter passado por aqui. Meu conselho é que aproveitem cada minuto, pois são aprendizados pessoais e profissionais que levamos para toda a vida”, contou emocionada.

O primeiro dia letivo do Campus Avançado Goioerê foi marcado com muita animação e atividades. O Campus Irati, no dia 07 de fevereiro, recebeu os alunos com diversas atividades. Primeiramente, foi feita uma apresentação interativa de professores, técnicos e terceirizados do campus. Em seguida, os alunos participaram de uma gincana, com o objetivo de proporcionar momentos de compartilhamento de forma inclusiva, divertida e participativa. No período noturno, foi realizada uma abordagem cultural e apresentação da unidade, dentre  outras atividades.

No Campus Jaguariaíva o início das aulas contou com muita integração entre os presentes e com o anúncio de ampliação do campus. No dia 11 de fevereiro, calouros da primeira turma de Tecnologia em Gestão da Qualidade participaram da aula inaugural do curso.

No Campus Paranaguá a acolhida aos calouros foi com muita descontração e repasse de informações por servidores do campus.

Em Pitanga, o primeiro dia de aula foi marcado por uma série de atividades diferenciadas. Primeiramente, os estudantes de Cooperativismo foram recepcionados por servidores e funcionários terceirizados, os quais fizeram sua apresentação pessoal. Em seguida, foi realizada uma gincana promovida pelos estudantes do Grêmio Estudantil. Após a gincana, os ingressantes conheceram as instalações do campus e realizaram atividades com jogos de tabuleiro. No período noturno, foram realizadas aulas inaugurais nos cursos de Química, Pedagogia e Agroindústria, com destaque para a Oficina de Libras e de Contação de Histórias, despertando interesse e animação para os novos acadêmicos do campus.

Em Telêmaco Borba, no dia 07 de fevereiro, as aulas iniciaram com atividades de acolhimento aos novos estudantes e pais ou responsáveis

Os alunos do Ensino Médio Integrado puderam assistir a uma palestra com o chefe de gabinete Cléber Serafin, enquanto os estudantes dos cursos superiores noturnos participaram de uma aula magna, ministrada pelo mesmo servidor.

No Campus União da Vitória, além da apresentação dos servidores para os novos alunos, foi realizada uma gincana, seguida de um café de boas-vindas. Além do evento do início do ano letivo, alunos confeccionaram uma cartilha para auxiliar os calouros a se adaptarem ao campus.

Acompanhe mais fotos e detalhes nas páginas dos campi.

 

Topo