Campi do IFPR realizam ações em tempos de combate ao Covid-19 – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR realizam ações em tempos de combate ao Covid-19

"Mesa com máscaras coloridas em cima"
Campus Palmas produz máscaras de proteção

Com as atividades acadêmicas suspensas, os campi do Instituto Federal do Paraná estão realizando ações em várias regiões do estado para ajudar no combate ao Covid-19 e de extensão para alunos e servidores neste período de isolamento social.

O Campus Assis Chateaubriand, partindo da chamada interna da Proeppi de apoio à projetos para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19), em parceria com costureiras da comunidade, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e da Mulher, desenvolverá um projeto que objetiva confeccionar e doar máscaras e aventais cirúrgicos aos profissionais da saúde do município.

No município de Astorga, o projeto de extensão “Vovôs e vovós conectados: ligados na internet e na qualidade de vida” acompanha os idosos virtualmente durante a pandemia. O projeto atua reforçando a recomendação de que cada idoso permaneça em sua casa na quarentena, mas também mostra que podem ficar conectados com outras pessoas da comunidade e realizando atividades. Diariamente, o grupo manda notícias, informes e tira dúvidas, além de ofertar uma aula de alongamento gratuita.

Em Coronel Vivida, o Clube da Leitura realizou, no dia 30 de março, um encontro virtual. Com o tema “Construindo pontes e derrubando muros”, a atividade foi o primeiro encontro como atividade extracurricular.

Em Foz do Iguaçu, em ação conjunta no município, a iniciativa prevê a construção de protetores faciais, utilizando impressoras 3D, para serem utilizados pelos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à doença. “Me senti na obrigação de fazer algo, mesmo que em pequena escala, para ajudar a população neste momento tão difícil”, destaca Alcione Benacchio, coordenador da produção no campus.

Em Irati, pensando em contemplar o incentivo aos estudos, pela plataforma Google Class, foi aberto o primeiro curso de extensão à comunidade acadêmica do campus e comunidade externa. O curso “O poder da palavra: a redação argumentativa” promove encontro com temas atuais e propõe redações que deverão ser feitas com o intuito de treinar a argumentação. O curso começa hoje (3), com previsão de término em 08 de maio.

No Campus Palmas, o tema COVID-19 está sendo levado muito a sério. Baseados em estudo publicado pelo Imperial College, de Londres, professores de Enfermagem e Farmácia realizaram simulações considerando os mesmos cenários sugeridos pelo trabalho inglês. As perspectivas sugeridas foram: sem medidas de controle; com distanciamento social; com distanciamento social e reforço para os idosos; com supressão de contato pessoal tardio; e com supressão de contato pessoal precoce.

“O momento atual é chave para a contenção do vírus, especialmente com ações preventivas e antevendo possíveis cenários da expansão da pandemia localmente, comenta Ricardo Pereira, professor do campus.

Além das simulações, professores do Campus Palmas também realizaram a produção de máscaras de proteção facial do tipo “face shield”. A iniciativa teve como objetivo atender a necessidade de uso de EPIs pelos profissionais de saúde do município no atendimento aos pacientes.

Em Quedas do Iguaçu, o campus está promovendo uma campanha de conscientização sobre o Covid-19. A ação usa um conjunto de atividades virtuais na forma de gincana relativa à temática, abordando a produção de frases, vídeos, banners, imagens, dentre outros.

Seu campus realizou atividades? Publique em sua página local.