Café Pedagógico divulga temas dos encontros de capacitação para 2019 – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

Café Pedagógico divulga temas dos encontros de capacitação para 2019

Publicado em

Copiado!
Participe!

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) irá realizar, pelo segundo ano consecutivo, o Café Pedagógico: Diálogos Avançados em Educação. Para os próximos meses, a proposta inicial dos temas dos encontros inclui “Projetos Político-Pedagógicos -PPP” (14/03), “Direito à Educação” (04/04) e “Permanência e Êxito” (02/05).

O primeiro encontro acontecerá no dia 14 de março, das 14h às 16h, por meio da ferramenta Google Meet (código da reunião meet.google.com/phe-utxi-yjv) e será estruturado da seguinte forma:

  • Interlocução 1: IFPR e o desafio da superação da racionalidade funcional. Responsável: Prof. José Mateus Bido
  • Interlocução 2: A importância da leitura e da escrita como formas de desenvolvimento da consciência crítica Responsável: Prof.ª Miriam Juliana Pastori Bosco
  • Interlocução 3: Educar em tempos de transformação da experiência do tempo Responsável: Prof. Jhonatan Uewerton Souza

A ação dá continuidade à edição 2018 do Café Pedagógico, que demonstrou sua efetividade pela participação constante e permanente dos campi, resultando em maior integração no desenvolvimento de ações educacionais, as quais envolvem temáticas emergentes na educação nacional e seus impactos no dia a dia dos cursos ofertados pelo IFPR.

Para 2019, o objetivo principal dos encontros é fortalecer as discussões para a construção dos Projetos Político-Pedagógicos a partir da atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2018, bem como propor a discussão de outras temáticas que se fizerem necessárias no contexto dos campi.

Encontros de Capacitação

Destinado a favorecer o diálogo e a interação entre servidores, sobretudo os que atuam nas áreas pedagógicas dos campi e Pró-Reitoria de Ensino, a edição de 2019 do Café Pedagógico ocorrerá em formato de encontros de capacitação ao longo do ano letivo, que reunirá servidores, equipes pedagógicas dos campi, Diretoria de Educação a Distância (EaD) e Proens, com a utilização das salas de videoconferência para debater as temáticas específicas com a presença de um convidado externo e/ou interno especializado no tema em qualquer uma das salas.

Os encontros serão mensais, com carga horária de 4 horas, sendo 2 horas em videoconferência e 2 horas para diálogo local entre cada equipe. Em cada evento mensal será convidado um especialista que fará a condução do diálogo, podendo este ser convidado dos campi, de acordo com a disponibilidade e interesse pela temática. Ele será o responsável pela condução do diálogo, atendimento e certificação do convidado.

Segundo Sandra Urbanetz, diretora de Ensino Médio e Técnico da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, “as ações formativas desenvolvidas no âmbito do Instituto são essenciais para o fortalecimento da ação pedagógica institucional, posto que somos uma instituição inclusiva em todos os aspectos”, destaca.

Confira abaixo a proposta inicial de temas do “Café Pedagógico: Diálogos Avançados em Educação” para 2019:

  • 14/03 – PPP (Projeto Político Pedagógico);
  • 04/04 – Direito à Educação;
  • 02/05 – Permanência e Êxito;
  • 13/06 – Inovação Curricular;
  • 04/07 – Formação Integrada na EPT;
  • 01/08 – Avaliação de Cursos;
  • 05/09 – Relações Étnico-Raciais;
  • 03/10 – Educação de Jovens e Adultos;
  • 07/11 – Formação Docente;
  • 05/12 – Educação Inclusiva.
Topo