Bolsas de extensão, pesquisa e inovação têm reajuste de 25% – Instituto Federal do Paraná

Bolsas de extensão, pesquisa e inovação têm reajuste de 25%

Em 2022, as bolsas de auxílio ao estudante dos programas de fomento à Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR e do Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos terão um reajuste de 25%.

Esta é a primeira vez que os auxílios têm o valor reajustado desde que os programas de fomento foram criados pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi).

De acordo com a unidade, o reajuste é uma forma de estimular os estudantes para que se dediquem exclusivamente às atividades de Extensão, Pesquisa e Inovação e também uma adequação necessária ao cenário da pandemia de Covid-19, que levou muitos bolsistas a desistirem dessas atividades em busca de empregos.

Entenda o aumento

O aumento das bolsas no IFPR é efeito do reajuste anunciado pela Fundação Araucária (FA) no Ato n.34/2022, que estabelece as modalidades, critérios e valores de bolsas a serem praticados pela entidade no âmbito do Estado do Paraná. A normativa reajustou os valores de cada bolsa em 25%, tendo impacto direto nos programas Proeppi que possuem recursos e convênios com a FA.

Os editais da Proeppi também prevêem reajustes de acordo com a disponibilidade orçamentária. De acordo com a pró-reitoria, um estudo orçamentário foi realizado para readequação dos quantitativos e valores das bolsas de auxílio ao estudante dos programas, permitindo o aumento de 25% do valor anterior aplicado a cada bolsa. Até mesmo as bolsas que são pagas com recursos provenientes do CNPq, que não realizou reajustes em 2022, foram complementadas, igualando os valores repassados aos estudantes.

Confira mais informações sobre os novos valores das bolsas

Os novos valores das bolsas dos editais unificados de Extensão, Pesquisa e Inovação e do Programa de Educação em Direitos Humanos (PIDH) podem ser consultadas nos documentos abaixo:

Edital PIDH 2022

Bolsa PIDH: R$ 400