Bloqueio pode afetar planejamento e execução orçamentária do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Bloqueio pode afetar planejamento e execução orçamentária do IFPR

O bloqueio linear de 14,5% do orçamento das universidades e institutos federais, anunciado na noite de sexta-feira (27) pelo Governo Federal, deve afetar de maneira significativa a execução orçamentária do IFPR.

No caso específico do Instituto, os valores bloqueados dizem respeito a um montante de R$ 10,35 milhões, de todas as rubricas do orçamento da instituição.

“Um bloqueio dessa magnitude, em um momento tão delicado como o atual, afeta não somente nossas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, mas também compromete a própria permanência e êxito dos nossos estudantes, por conta do prejuízo acarretado à Assistência Estudantil”, analisa o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

“Vivemos um período de angústia em decorrência da covid-19, durante o qual muito se trabalhou para dar conta das atividades pedagógicas que tiveram que ser desenvolvidas de forma remota, com uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis, muitas das quais eram novidades frente ao modelo de ensino que até então adotávamos. Para que houvesse um retorno seguro às atividades presenciais, que ocorreram de forma paulatina, tivemos que fazer vários ajustes na instituição e isso tem demandado, por exemplo, o uso de materiais específicos de limpeza e higienização dos ambientes, isto é, maior emprego de recursos, mais mão de obra, mais investimentos – e não o contrário”, explica.

Empenhos

Pelos motivos expostos, até que sejam finalizados os estudos internos de impacto do contingenciamento de créditos orçamentários, a emissão de empenhos, novos ou reforços, está temporariamente suspensa no âmbito do IFPR.

Realidade institucional

Instituição pública que promove Educação Profissional, Científica e Tecnológica de excelência por meio do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, visando à formação integral de cidadãos críticos, empreendedores e comprometidos com a sustentabilidade e com o desenvolvimento local e regional, o IFPR possui, atualmente, 29.094 estudantes. Confira outros dados da instituição:

• Docentes (efetivos, substitutos e temporários): 1.430
  • Técnicos administrativos em Educação (TAE): 965
  • Cursos: 310
  • Campi: 26
  • Centros de Referência**: 4

Rede Federal

Sobre o bloqueio orçamentário, no sábado (28), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne 41 instituições públicas do Brasil, também emitiu nota.

Mais informações

Outras informações sobre este tema no âmbito do IFPR serão publicadas nos nossos canais oficiais sempre que houver novidades.

*Fonte: PNP 2022 – Ano Base 2021. Disponível em
** Um centro de referência é uma unidade vinculada à Reitoria ou a um campus.