Bloqueio orçamentário linear de 14,95% afeta todas as unidades do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Bloqueio orçamentário linear de 14,95% afeta todas as unidades do IFPR

O Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR se reuniu extraordinariamente nesta sexta-feira (03) para analisar o impacto do bloqueio linear de 14,5% no orçamento das universidades e institutos federais, anunciado pelo Governo Federal na noite da última sexta-feira (27).

Devido às circunstâncias, os dirigentes não tiveram outra alternativa senão a de dividir, linearmente, o bloqueio entre todas as unidades do IFPR, medida aprovada por unanimidade pelos membros do Codir.

No total, de maneira administrativa, estão bloqueados R$ 10.353.593,00 do orçamento do IFPR para o exercício de 2022, o que deve impedir, ou atrasar (caso haja reversão do bloqueio) a execução do planejamento institucional no que diz respeito ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, entre outras atividades, ações e projetos institucionais, inclusive no que diz respeito à manutenção e a custeio.

No que diz respeito à Assistência Estudantil, prioridade institucional, ficou decidido que, neste primeiro momento, não haverá qualquer tipo de interrupção nos programas que estão em andamento. Entretanto, editais que seriam lançados nas próximas semanas estão comprometidos.

Valores bloqueados

Confira, na tabela a seguir, como ficou a distribuição dos valores bloqueados entre as unidades do IFPR.

Informações: Diretoria de Planejamento e Controle Orçamentário / Proplan – IFPR.